Subcategorias
Autor(es): Jonathan Swift Traduzido pela primeira vez em português, Os Benefícios de Dar Peidos é um dos mais extraordinários e desassombrados textos satíricos de Jonathan Swift,
Autor(es): José Carlos Moutinho Será que o amor, o incansável amor, vence sempre todas as barreiras? Encontrará fatalidades, incertezas e paixões. Eis uma história de vida num paraíso cheio de inóspitas armadilhas. Será que o amor, o incansável amor, vence sempre todas as barreiras?
Autor(es): Ana Paula Jardim Roupão Azul é um roupão comum e real. De Inverno. Ainda assim, não é um roupão qualquer. Vestiu um corpo antes de vestir o meu. É, também, o meu roupão poético. Com ele iniciei este caminho. Como um filho que geramos numa altura amadurecida da vida e cujo parto é difícil. Um corpo de poemas que escrevi dentro dele.
Autor(es): Vários Fotografia de Cosmin Bumbut Para o público português, esta antologia de textos e imagens representa, um tributo, mas também uma ocasião de ver o próprio país pelos olhos dos outros, de se regozijarem das similitudes de mentalidades, de civilização, e não por último, de sentimento, que são relevados nestas histórias romenas sobre Lisboa e...
Autor(es): Onofre dos Santos O nascimento de um peixinho na profundidade do mar, uma árvore que quer atingir as alturas e um gato que se revela mais perfeito do que um cão de guarda – três histórias em que a perfeição de cada um é posta à prova. Cada um deles quer ser melhor do que é visto, mas tudo na vida tem um custo.
Autor(es): António Panarra A várias vozes, com várias tonalidades, numa narrativa intensa, intimista, Está Frio Lá Fora é a vida dissecada, cirurgicamente, camada por camada: a expressão da livre sexualidade de cada um, a fina consciência do bem ou do mal, a crença na bondade intrínseca do ser humano.
Autor(es): Paula Nabais e André Fernandes Será o pecado o mesmo para o homem e a mulher? Avareza, gula, inveja, ira, luxúria, vaidade e preguiça – os sete pecados mortais – sentidos na pele de sete mulheres e sete homens em diferentes fases das suas vidas. Sete contos femininos, sete contos masculinos da autoria de Paula Nabais e André Fernandes. As...
Autor(es): Eça de Queiroz O mais polémico romance do maior romancista português: religião e moral postas à prova Em tempos, um livro censurado e impregnado de um erotismo esconso a roçar o sórdido, o primeiro romance de Eça de Queiroz, que contou com três versões ao longo da vida do autor, é aqui cuidadosamente fixado de acordo com a versão de 1889 – a...
Autor(es): José Jorge Letria O que teria escrito Anne Frank a Adolf Hitler, Darwin a Deus, Jesus Cristo a Maomé? Dezenas de protagonistas da História reencontram-se neste livro original, que dá corpo às palavras que ficaram por dizer.
Autor(es): Américo Brás Carlos Se todos os livros são uma viagem, este Bebedor de Tisanas é uma viagem completa, com paragens, volta e tudo. O poeta viajante intenta perceber cada estação do princípio ao fim da linha e retorna ao início, que, aliás, nunca perdeu de vista. Uma viagem-vida.
Autor(es): Eugénio Lisboa Poemas em Tempo de Peste não é só um livro de poemas, é uma aventura em que se fundem literatura e vida. Ah, mas fundem-se com um grande sentido lúdico e um melancólico langor, que tanto toca em Camões, Eliot ou Almada, como no sabor a paraíso de uma África que já foi, porque «o passado sempre conta / quando o vírus já desponta!»
Autor(es): Henrique Castanheira Vencedor do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa Da Bósnia e Herzegovina ao Camboja, do Brasil ao Afeganistão, de Moçambique a Macau, são dezenas as viagens retratadas nesta obra vencedora do Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa
Autor(es): Timothy Hagelstein Contemplativos e abertos ao outro, íntimos e generosamente oferecidos, este poemas conjugam a palavra «emoção» em todos os tempos e em todos os modos. Das deambulações pelas ruas de Lisboa às agonias do amor perdido, Linguagens Impossíveis é uma cidade em si mesmo, com as suas ruelas secretas, as suas avenidas movimentadas e...
Autor(es): José Martins O medo. O medo de ser. O medo de estar. O medo do passado e o medo do futuro. O medo de viver. Pode um torturador arrepender-se? Pode um torturado perdoar?
Autor(es): André Osório Observação da Gravidade procura uma ideia de biografia construída, disseminada nas três secções que constituem o livro. Através de um movimento concêntrico, do exterior para o interior, o próprio tempo faz-se espaço e a gravidade que o fixa, unidade e fragmento, dia e rotação.
Autor(es): Evelina Gaspar Vencedor do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal O júri do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal de 2020 salienta a «alta qualidade» e a «força evocativa» de Os Dentes do Tejo, «no que se espera que seja uma marca na e da literatura portuguesa contemporânea».
Autor(es): João Céu e Silva E se Fernando Pessoa voltasse para ganhar o Prémio Nobel?
Autor(es): Padre António Vieira A língua portuguesa nunca foi mais bela que quando a escreveu esse jesuíta. JOSÉ SARAMAGO Um imperador da língua portuguesa. FERNANDO PESSOA
Autor(es): Delmore Schwartz Um adolescente, cujo nome nunca saberemos, assiste à projecção de um filme mudo num velho cinema de Nova Iorque. Para seu espanto e agitação, as imagens que desfilam na tela são as do romance dos seus próprios pais.
Autor(es): Fernando Pessoa Se entramos na Farmácia com certezas, saímos dela com dúvidas e perplexidades. Na Farmácia do Evaristo, admirável conto de filosofia política de Fernando Pessoa, é um texto perturbador e incomodativo: está vivo. E quem o lê percebe porquê: é que às vezes dói.
Autor(es): Onofre dos Santos A HISTÓRIA QUE PRECISAVA DE SER CONTADA A fotografia de uma mulher e uma bomba de fabrico caseiro vão mudar o destino de Raul Morales, um oficial cubano que chegou a Angola nas vésperas da Independência, e com ele, o destino do narrador e o amor de ambos por Celine.
Autor(es): Antoine de Saint-Exupéry Um dos livros mais lidos e mais amados por toda a humanidade Mais do que um livro, mais do que clássico, um derrame de ternura e compreensão que realça os valores mais autênticos da vida
Autor(es): Branca Clara das Neves Um livro encantatório, carregado de simbolismo.Uma preciosidade estética. A narrativa convida o leitor a visitar ritmos de expressão da cosmogonia kongo, não sem o humor e a surpresa que o diálogo entre duas gerações transmite e que a possibilidade de circulação pelas três línguas, português, kikongo e francês, potencia.
Autor(es): Fialho de Almeida VIRULENTO, MALDITO, BOÉMIO, ESTÁ NESTAS PÁGINAS O MELHOR QUE FIALHO DE ALMEIDA ESCREVEU Fialho de Almeida era dono de um sarcasmo destruidor, mas também de uma ternura imensa. Autor de uma obra vasta, nome maior das letras portuguesas, hoje muito esquecido.
Autor(es): José Martinho Gaspar Uma figura improvável sobe aos palcos da vida política. O parlamento não lhe resiste e cai-lhe nas mãos.
Autor(es): António Tavares-Teles Um homem no exílio, outro em luta contra a morte. A história de um homem é feita de várias histórias. Serão António e João a mesma pessoa? Este foi o último livro de António Tavares-Teles. Autor e editor falaram ao telefone sobre a edição. O manuscrito chegou pelo correio ao editor, dois dias depois do falecimento de...
Autor(es): Rute de Carvalho Serra A história da última mulher executada em Portugal. O mais horrendo dos crimes: o massacre de inocentes. Um romance de factos verídicos. Um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos: aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova. o livro...
Autor(es): Rosinda Diogo Carvalho A história de amor de uma mulher por um por um grande escritor.Verdade ou ficção? Nunca é tarde para começar de novo. Um romancevibrante – talvez autobiográfico, talvez muito autobiográfico –, uma história de encontros e desencontros, amores e paixões.
Autor(es): José Jorge Letria DAS MEMÓRIAS DA GUERRA EM ÁFRICA À LUTA DIÁRIA PELA SOBREVIVÊNCIA. Numa história toda de emoções feita, José Jorge Letria mostra-nos a dura realidade de muitos ou todos os dias, a realidade que muitas vezes teimamos em não ver.
Autor(es): A. Ferreira da Silva Passado em Itália, com especial incidência em Florença e em Ferrara, eis uma sequência de quadros introspectivos sobrepondo-se ao itinerário de uma viagem que ameaça converter-se em errância, propendendo para a fuga e para a busca, para o compromisso e para a rejeição.
Autor(es): Victor Correia Victor Correia foi vasculhar os cancioneiros medievais galego-portugueses, seleccionou as melhores cantigas eróticas e compilou-as nesta antologia pioneira que agora nos chega às mãos. Pela primeira vez, estes poemas dispersos são organizados e traduzidos para português contemporâneo, acessível a todos.
Autor(es): Antero Barbosa Esta é a história do Menino QuiNando, o menino de oiro da família Melo Moreira, proprietária da senhorial Casa do Alpendre. Já passou dos setenta anos, mas continua a ser o Menino QuiNando em Crualto, uma povoação no cerne da encosta.
Autor(es): Timothy Hagelstein A poesia de Timothy Hagelstein é a de um homem dilacerado que, paradoxalmente, conseguiu encontrar um equilíbrio entre o ser e o não-ser. Poeta de hoje, mas também de ontem, tem uma dualidade exaltante que permite todas as ousadias.
Autor(es): Miguel Gomes e Norberto Valério Uma viagem através dos poemas e da fotografia pelo vale do Tua, pelo nosso património e pelas gentes daqueles lugares
Autor(es): Katia Andrade Sophia e Pessoa, poetas maiores do século XX, fazem parte deste retrato. Sophia admirava Pessoa. Pessoa teria provavelmente admirado Sophia. Katia admira ambos desde bem nova. Mas RETRATO é ainda a evocação destes dois poetas pela mão do Mestre António Bessa, ilustre pintor e retratista portuense.
Esta antologia celebra os últimos cinquenta anos da poesia romena. Múltipla e diversa, é aqui representada por vinte e sete dos mais eminentes poetas contemporâneos.