Subcategorias
Estes são os livros que formaram o nosso imaginário. São as grandes narrativas de uma tradição que começou em Homero e foi continuada por Cervantes, Shakespeare, Melville ou James Joyce. Os Clássicos da Guerra e Paz são o ponto de encontro da escrita com as mais intensas emoções, são os rios que desaguam no esplêndido oceano que é a grande literatura. Inaugurada por Os Maias, de Eça de Queiroz, conta já com romances de D.H. Lawrence, Oscar Wilde, Mark Twain, Camilo, Machado de Assis, Joseph Conrad, Flaubert, Stendhal e a epopeia de Camões.
Uma nova colecção de pequenos ensaios sobre temas contemporâneos candentes. Uma colecção que privilegia o rigor, a informação, a clareza e a honestidade intelectual. Aqui se vão discutir temas históricos, como a escravatura, questões como a crise económica e a crise de valores, conceitos como o de Deus. Estes são ensaios assertivos que se expõem à verificação e validação do leitor, num diálogo intelectual franco.
Esta colecção é a casa de pequenos textos que são tesouros do património e do imaginário humanos. Do texto filosófico a contos, poemas ou relatos históricos, os Livros Brancos oferecem aos leitores textos perenes cuja vitalidade e actualidade é realçada por um texto de apresentação de um autor contemporâneo.
São livros malditos. Livros proibidos. Sátiras. Livros polémicos, de ataque descabelado. Exaltados manifestos políticos, sociais ou literários. Livros escatológicos. Ao factor controverso ou de escândalo, soma-se uma indesmentível qualidade literária.
Será esta a única colecção comparatista do mundo? Dois textos, dois autores diferentes em cada livro. Pode ser um conto de Pessoa e um manifesto de Oscar Wilde, pode ser uma ode de Álvaro de Campos em confronto com um poema de Whitman, pode ser o Cântico dos Cânticos em confronto com um desabrido manual erótico. Esta é a colecção que tenta provar, através do ensaio de um autor contemporâneo, as relações surpreendentes, insidiosas e clandestinas que alguns textos literários chave da nossa cultura mantêm com outros.
Autor(es): Fernando Trías de Bes Em Uma História Diferente do Mundo, Fernando Trías de Bes analisa a evolução das civilizações através dos seus comportamentos. O resultado é uma leitura surpreendente, divertida e inovadora, que desvenda as arquitecturas psicológicas e profundamente humanas que sustentam o nosso sistema social.
Autor(es): Lev Tolstói Juntando artifícios da ficção à reportagem de guerra, num estilo próprio e inconfundível, as Crónicas de Sebastopol mostram uma visão única de um escritor que se tornaria um dos maiores de sempre da literatura universal, ao mesmo tempo que nos transporta para um cenário de guerra histórico, mas perturbadoramente actual. Uma leitura...
Autor(es): Rui de Azevedo Teixeira O acaso não existe. A vida não passa de uma infinita rede de causas e consequências. Um electrizante périplo de risco, sexo e morte, entre Lisboa e Porto, Luanda e Lubango, Bulgária e Alemanha, em que o único resgate é o amor à literatura. Vídeo de Autor
Eis o livro que Eunice Muñoz, actriz maior do teatro português, há muito merecia: a sua Fotobiografia. Este livro recolhe, pela primeira vez, a Fotobiografia de Eunice Muñoz, com mais de uma centena de fotografias pessoais e profissionais que passam em revista, cronologicamente, toda a vida e toda a carreira da grande actriz. Envio do livro a partir de...
Autor(es): Howard Phillips Lovecraft Nas Montanhas da Loucura é um grande clássico da literatura fantástica, basilar na obra de H. P. Lovecraft, mostrando-nos o mestre do terror que inspirou escritores, músicos, cineastas, pintores e criadores de videojogos ao longo das gerações.
Autor(es): Ludovic Orlando Através da ciência do futuro que revela o passado e tem desafios no presente, Ludovic Orlando leva-nos numa deslumbrante aventura científica até aos confins do mundo e do tempo.
Autor(es): Fernando Machado Antunes Em … como que lisboandando, Fernando Machado Antunes canta Lisboa em verso, os sentimentos e as sensibilidades de quem nela vive ou por ela passa, cruzando as ruas da cidade luminosa beijada pelo Tejo e virada para o mar.
Autor(es): João Pedro Marques Os escravos africanos terão sido os primeiros antiescravistas do mundo colonial moderno? A sua resistência terá sido a causa principal do fim da escravidão? As leis abolicionistas que os vários países ocidentais aprovaram a partir de finais do século xviii terão sido apenas o capítulo final da épica luta antiescravista...
Autor(es): Olivier Bourdeaut Um primeiro romance de uma loucura tanto mais irresistível quanto é inteligente e cheia de mestria. Uma escrita falsamente simples, na verdade cheia de arabescos, de fórmulas admiráveis, de felizes achados de estilo. O leitor entra também na festa.
Autor(es): Org. Luís Lima Quem era este homem que dava vista aos cegos, ouvido aos surdos, ressurreição aos mortos?
Autor(es): Edith Wharton Falso Amanhecer é uma das novelas que compõe o livro Old New York, que expõe as idiossincrasias da alta sociedade nova-iorquina. Em Falso Amanhecer, Wharton trata de forma irónica o gosto artístico da Nova Iorque dos anos quarenta do século xix.
Autor(es): Camilo Castelo Branco Mas, como Camilo tantas vezes disse e tantas vezes escreveu, se às paixões se pede o rumor, aos comentários se pede o silêncio.
Autor(es): Sérgio Almeida A poesia de Sérgio Almeida tem a coragem da grande simplicidade, por vezes da humildade, mas é, depois, como aqui, em Revolver, capaz de ser também satírica, nalguns versos roçando com desassombro o non-sense. Reflexão, lirismo, quotidiano, nada lhe é estranho.
Autor(es): Myriam Gaspar Raul Caldeira não resistia a um bom desafio. Tinha apenas 28 anos quando, a convite de Jorge de Mello, foi dirigir, em 1955, o departamento de pessoal do Barreiro, o pulmão da CUF. Mostrou a determinação e resiliência que tinha adquirido como ginasta, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952.
Autor(es): Jurek Becker Jakob, o Mentiroso é um dos mais notáveis romances sobre o Holocausto, escrito por um dos gigantes da literatura alemã do pós-guerra, que nos mostra o extraordinário poder do heroísmo e da ilusão.
Autor(es): João Maurício Brás Somos ou estamos atrasados? Neste ensaio, o filósofo João Maurício Brás faz uma radiografia ao atraso português, revelando-nos o caminho para a transformação.
Autor(es): Machado de Assis A Mão e a Luva é o segundo romance de Machado de Assis que nos conta a bonita história romântica do rapaz que conhece uma rapariga pobre apadrinhada por uma velha senhora rica, por quem se apaixona perdidamente. Tem é de a disputar com outros dois pretendentes: resta saber quem é que, entre o homem de espírito, o tolo e o...
Autor(es): Marco Neves Este livro tem um propósito: servir de ferramenta a quem escreve. Prático e de fácil consulta, está organizado por ordem alfabética, de A a Z. É um livro que serve para desarmadilhar a língua, concentrando-se nas dúvidas que temos ao passar as palavras para o papel ou para o ecrã, não esquecendo as maravilhas do português, desde a...
Autor(es): Oscar Wilde e Mark Twain Mark Twain e Oscar Wilde são, neste livro, os subversivos anfitriões de um louvor e de um lamento. Ambos louvam a mentira, que elevam ao estatuto de arte; ambos lamentam a decadência a que a mentira vinha, no seu tempo, o final do século xix, a ser reduzida.
Autor(es): Camilo Castelo Branco Camilo, o grande romancista, apresenta-se aqui numa faceta menos divulgada, a de biógrafo e historiador, numa obra que pretendia isenta e que, além do valor literário, propicia uma enriquecedora reflexão sobre um governante que despertou paixões e ódios, num período marcante da história de Portugal.
Autor(es): Camilo Castelo Branco Raramente reeditado e injustamente esquecido entre os pesos pesados da bibliografia camiliana, este romance apresenta uma narrativa de cadência vertiginosa, enriquecida por diálogos de grande vivacidade. Uma edição enriquecida com um texto final de Jorge de Sena, grande admirador de O Esqueleto.
Autor(es): Ana Paula Jardim Ana Paula Jardim, vencedora do Prémio Literário de Poesia Glória de Sant’Anna, em Enfermaria, o seu segundo livro, instiga-nos a uma perturbadora viagem poética. As palavras deambulam pelo ambiente hospitalar – fora de portas, por jardins e pérgulas escondidas; dentro de portas, por camas de mulheres feridas, éter, seringas –,...
Autor(es): James Joyce Um dos maiores contos alguma vez escritos. T. S. Eliot Os Mortos é universalmente reconhecida como uma das melhores obras de Joyce, tanto pelo estilo quanto pela intensidade poética e simbolismo.
Autor: Maria João Alexandre A biografia de Frederico da Cunha integra a colecção «Histórias de Liderança», que dá a conhecer a vida daqueles que contribuíram para definir a natureza da gestão em Portugal, para memória futura. (livro em pré-venda. será enviado a partir de 20 de Abril)
Autor(es): Camilo Castelo Branco «Este foi o mais querido dos meus romances», declarou Camilo Castelo Branco no Prefácio d’O Romance dum Homem Rico, acreditando que seria aquele que iria prevalecer sobre todos os outros. «O meu melhor romance é o Dum Homem Rico», escreveu numa carta ao editor José Gomes Monteiro. (livro em pré-venda. Será enviado a...
Autor(es): Edith Wharton Ethan Frome, uma obra-prima de literatura americana da autora vencedora de um Pulitzer, Edith Wharton, é um clássico da literatura feito de personagens presos em circunstâncias das quais parecem incapazes de escapar. (livro em pré-venda. Será enviado a partir de 12 de Abril)
Autor(es): Stephen Crane Maggie, Uma Rapariga das Ruas é a história de uma bela e ingénua jovem rapariga que vive nos subúrbios da Nova Iorque do final do século xix. Numa escrita caracterizada por uma intensidade vivaz, pelo uso de diversos dialectos e pela ironia. (livro em pré-venda. Será enviado a partir de 12 de Abril)
Autor(es): José Jorge Letria Será que é possível explicar a poesia? Foi este o desafio que José Jorge Letria fez a si mesmo, escrevendo este livro em que mostra a poesia aos jovens e a todos aqueles que ainda não se deixaram cativar pelo seu encanto. Uma viagem de sedução que revela o extraordinário poder da palavra, a sua magia. (livro em pré-venda. Será...
Autor(es): João Moita Depois de Uma Pedra sobre a Boca, o poeta João Moita evoca cenários da vila ribatejana de Alpiarça, sua terra natal, em Que Túmulo em Que Talhão. Levanta-se destes poemas uma natureza indiferente ao humano. (livro em pré-venda. Será enviado a partir de 12 de Abril)
Autor(es): José Luís Mendonça As Metamorfoses do Elefante é uma preciosidade literária: lendas, sonhos, pesadelos, metáforas e um uso criativo da linguagem que evocam a arte de Mia Couto.
Autor(es): Gerrit Komrij Um Almoço de Negócios em Sintra é um sublime livro que nos mostra a visão do autor Gerrit Komrij sobre Portugal e sobre os portugueses. Será a nossa portuguesíssima realidade a matéria deste Almoço de Negócios? Pode dizer-se que sim se soubermos que factos, situações e personagens levam também um banho de ficção.
Autor(es): Jeannette Hyde Levante a mão quem nunca tentou seguir uma dieta rigorosa, mas acabou por desistir e por recuperar todo o peso perdido, se não mais. Hoje, há uma resposta: A Dieta das 10 Horas, um plano que o ajuda a fazer pequenas, mas poderosas mudanças a longo prazo.
O GOE caracteriza-se por ser uma unidade altamente especializada, capaz de intervir rapidamente na evolução dos incidentes e realizar operações muito complexas com grande eficácia, conforme este retrato de 40 anos de actividade testemunha. Edição Bilingue
Um livro sobre a resistência de quem se recusou a entregar-se ao desespero, à vontade de desistir e ao grande sofrimento que a doença infligiu no seu corpo. Todos tivemos covid-19 e estas são as Imagens do Cuidar.
Autor(es): José Severino Um livro de memórias que nos traz as peripécias e vivências de homens e mulheres durante um longo período da história de Angola, desde 1961, com as primeiras ações independentistas, à Independência de Angola, no dia 11 de Novembro de 1975.
Autor(es): Paul Verlaine Esta é uma edição especial e única da obra Festas Galantes, que inclui os 22 poemas originais em francês, uma tradução cuidada para português do poeta João Moita, um texto de Stefan Zweig sobre a obra, uma reprodução das aguarelas concebidas por George Barbier e um texto sobre esta edição de João Carvalho Dias, director adjunto do...