Autor(es): Onofre dos Santos A HISTÓRIA QUE PRECISAVA DE SER CONTADA A fotografia de uma mulher e uma bomba de fabrico caseiro vão mudar o destino de Raul Morales, um oficial cubano que chegou a Angola nas vésperas da Independência, e com ele, o destino do narrador e o amor de ambos por Celine.
Autor(es): Branca Clara das Neves Um livro encantatório, carregado de simbolismo.Uma preciosidade estética. A narrativa convida o leitor a visitar ritmos de expressão da cosmogonia kongo, não sem o humor e a surpresa que o diálogo entre duas gerações transmite e que a possibilidade de circulação pelas três línguas, português, kikongo e francês, potencia.
Autor(es): Fialho de Almeida VIRULENTO, MALDITO, BOÉMIO, ESTÁ NESTAS PÁGINAS O MELHOR QUE FIALHO DE ALMEIDA ESCREVEU Fialho de Almeida era dono de um sarcasmo destruidor, mas também de uma ternura imensa. Autor de uma obra vasta, nome maior das letras portuguesas, hoje muito esquecido.
Autor(es): José Martinho Gaspar Uma figura improvável sobe aos palcos da vida política. O parlamento não lhe resiste e cai-lhe nas mãos.
Autor(es): António Tavares-Teles Um homem no exílio, outro em luta contra a morte. A história de um homem é feita de várias histórias. Serão António e João a mesma pessoa? Este foi o último livro de António Tavares-Teles. Autor e editor falaram ao telefone sobre a edição. O manuscrito chegou pelo correio ao editor, dois dias depois do falecimento de...
Autor(es): Rute de Carvalho Serra A história da última mulher executada em Portugal. O mais horrendo dos crimes: o massacre de inocentes. Um romance de factos verídicos. Um romance histórico de intensa emoção, baseado em factos verídicos: aqui, as nossas convicções sobre verdade, mentira, miséria e ostentação são postas definitivamente à prova.
Autor(es): Rosinda Diogo Carvalho A história de amor de uma mulher por um por um grande escritor.Verdade ou ficção? Nunca é tarde para começar de novo. Um romancevibrante – talvez autobiográfico, talvez muito autobiográfico –, uma história de encontros e desencontros, amores e paixões.
Autor(es): José Jorge Letria DAS MEMÓRIAS DA GUERRA EM ÁFRICA À LUTA DIÁRIA PELA SOBREVIVÊNCIA. Numa história toda de emoções feita, José Jorge Letria mostra-nos a dura realidade de muitos ou todos os dias, a realidade que muitas vezes teimamos em não ver.
Autor(es): A. Ferreira da Silva Passado em Itália, com especial incidência em Florença e em Ferrara, eis uma sequência de quadros introspectivos sobrepondo-se ao itinerário de uma viagem que ameaça converter-se em errância, propendendo para a fuga e para a busca, para o compromisso e para a rejeição.
Autor(es): Antero Barbosa Esta é a história do Menino QuiNando, o menino de oiro da família Melo Moreira, proprietária da senhorial Casa do Alpendre. Já passou dos setenta anos, mas continua a ser o Menino QuiNando em Crualto, uma povoação no cerne da encosta.
Autor(es): Eça de Queiroz Sedução e adultério, palavras-chave no universo queirosiano e, sobretudo, deste seu romance publicado em 1878: O Primo Basílio. O leitor caminha pelo pitoresco das ruas de Lisboa de finais do século xix, acompanhado por personagens marcantes, fúteis e hipócritas.
Autor(es): Francisco Penim Romance de afectos que sobretudo toca um certo vazio espiritual, mostrando vidas em que o quotidiano abafa todos os sonhos.Uma fabulosa personagem, um crocodilo, metáfora da compreensão, ternura e entrega que falta, tantas vezes, na nossa vida contemporânea.
Autor(es): Mafalda Damas Revés UM ROMANCE PARA TODOS OS QUE AMAM O ALENTEJO Pelas vozes dos membros de uma família, vivemos esperanças, amores e alegrias, mas também medos, infortúnios e mágoas, num Alentejo coreografado como nunca o viu.
Autor(es): João Nuno Azambuja E se a catástrofe ambiental acontecer mesmo? Autópsia, o romance da catástrofe anunciada, conta-nos o que vai ser o mundo num futuro que pode não estar distante. O romance de João Nuno Azambuja é uma arrepiante distopia, retrato de uma humanidade náufraga.
Vídeo Saturnália Autor(es): André Fontes O primeiro romance da geração millennial Bem-vindos a esta Saturnália moderna, repleta de erotismo, boémia e angústias de uma nova geração num mundo igualmente novo. Da outra margem a Lisboa, o retrato convulsivo de uma geração insatisfeita.
Autor(es): Onofre dos Santos Num futuro imaginário, milhões de pessoas oriundas das ex-colónias vivem em Portugal. Organizadas em comunidades étnicas autónomas, com dirigentes próprios, fazem de Lisboa e da outra margem um mundo agitado, de cheiros e cores multiculturais, quase um Blade Runnerportuguês.
Autor(es): Carlos Taveira (Piri) Uma história angolana e portuguesa De aguardente velhíssima em punho, Bento Kissama metralha o teclado, acordando memórias da Guerra Civil Angolana, na qual se bateu, disparou obuses e matou sem vontade. Escreve-as no seu refúgio de Olhão, um albergue comprado com dinheiros herdados e lavados, onde enriquece, engorda e...
Autor(es): Júlio Dinis Mas interessa hoje esta história? Sim! Quem barra o amor de Cecília e Carlos? A mesquinhez, a má-língua, a intriga. É a coscuvilhice, oprimindo-os com o medo do julgamento. Esse medo e essa coscuvilhice continuam a existir: urge derrotá-los. Uma Família Inglesa é, pois, um manifesto pela liberdade. Eis a hora de o reler.
Autor(es): Jorge Tinoco Impiedoso e inquietante, este romance espelha, sem meias-tintas, um quadro sociopolítico da vida portuguesa contemporânea na sua mais degradante expressão. Nele se entretecem e entrechocam as mais primárias e inescrupulosas ambições de domínio e de poder, corporizadas de forma superlativa no autarca João Novilho.
Autor(es): José Alberto Salgado Lisboa, 1937. A cidade é a porta de saída para muitos judeus perseguidos por Hitler. Pelas praças, e hotéis lisboetas, uma multidão acossada espera a passagem para a América e a liberdade.
Autor(es): Almeida Garrett Frei Luís de Sousa escapa ao carácter inelutável do tempo. Consagra-o, por isso, no pódio dos grandes clássicos portugueses. É uma obra-prima do teatro romântico. Até Alexandre Herculano, presente na primeira representação, em 1843, aplaudiu.
Autor(es): Maria João Carrilho E se na busca do pai desconhecido descobrirmos, com sobressalto, que o preferimos ausente? A aventura de uma família à procura da própria identidade.
Autor(es): Pedro Goulão Eis os retratos instantâneos de quatro gerações. Uma espécie de cábula evocativa, um auxiliar de memória, cheio, curiosamente, de memórias aos pedaços da minha família, ao longo de quarenta anos, sempre a passarmos férias juntos. No mesmo sítio. Na mesma altura do ano.
Autor(es): Luís Osório Luis Osório abre sem reservas o seu álbum de família. Numa relação convulsa e intimista, folha a folha, conta-nos pormenores de vivências extremas que nos emocionam devastadoramente e nos confrontam com a terrível complexidade das relações familiares.
Autor(es): João Nuno Azambuja Baseada em factos reais, esta é a história de Klaus Kittel, um alemão portuense que combateu na Segunda Guerra Mundial. Um homem mergulhado numa época de pesadelo, de guerra, morte e ditaduras.
Autor(es): Victor Correia Esta antologia reúne 25 pequenas histórias, escritas por alguns dos melhores escritores clássicos da literatura portuguesa, desde o início do século XIX até meados do século XX. É uma selecção dos melhores autores portugueses, os chamados autores clássicos, que fazem parte do cânone literário e ficaram na história da literatura.
Autor(es): Yara Monteiro Entre a sátira e a tragédia, o abandono e a ruptura, esta é uma história de autodescoberta. Um romance contemporâneo, urbano e feminino, passado numa Luanda do começo do século XXI.
Autor(es): Guerra & Paz Portugal é um país rico em lendas e tradições. De norte a sul, do interior ao litoral e nos arquipélagos, são inúmeras as histórias da tradição oral que passam há séculos de geração em geração! Com esta obra, procuramos preservar, divulgar e valorizar uma parte deste património imaterial tão rico, centrando-nos nas lendas de amor.
Autor(es): Gil Vicente Esta edição contém duas peças de Gil Vicente: Pranto de Maria Prada e O Auto da Barca do Inferno.
Autor(es): Luís Rainha Adeus. 23 vezes adeus. A pessoas, a coisas, à vida. Este sentimento de despedida, de perda, é o fio condutor que liga este livro singular de Luís Rainha.
Autor(es): Ana Casaca Luísa ainda era uma adolescente. Tiago já era um jovem adulto. Conheceram-se na solidão de uma pequena praia, na margem de um rio. Tinham em comum uma relação familiar traumática. Num caso, o trauma do amor dos pais. No outro, o trauma do ódio dos pais. Conheceram-se num dia que pareceu conter uma vida inteira.
Autor(es): António José da Silva (O Judeu) O livro Obras do Diabinho da Mão Furada é uma pequena jóia da literatura portuguesa. Foi escrito no século XVIII, quando em Portugal ainda as garras da Inquisição se faziam sentir. A Inquisição vitimou, aliás, o autor, António José da Silva, conhecido como O Judeu, queimando-o, em auto de fé, em Lisboa, em 1739
Autor(es): Manuel Maria Rodrigues Um dos romances mais vendidos de sempre Numa aldeia minhota, a umas cinco ou seis léguas do Porto, esta é a história das aventuras e desventuras amorosas de Rosa.
Autor(es): Machado de Assis O Alienista é uma das narrativas mais célebres de Machado de Assis, um dos autores essenciais da literatura universal.As fronteiras entre a sanidade e a loucura, numa prosa absolutamente fascinável.
Autor(es): Luís Pedro Cabral Entre a realidade e a ficção, um romance sobre um dos maiores flagelos da humanidade – o cancro. Durante um ano, o autor deambulou pelo coração do IPO, cidade dentro da cidade. Ali, lutam contra a doença esses valorosos soldados, os doentes. As histórias deles entrecruzam-se com a história da «sua» mulher pois também esta se...
Autor(es): José Jorge Letria O medo daqueles que viviam aterrorizados, mas que não desistiram de ser felizes.