É ficcionista, mas também jornalista, poeta, dramaturgo, nasceu em Cascais, em 1951. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queirós-Município de Lisboa e o P...
É ficcionista, mas também jornalista, poeta, dramaturgo, nasceu em Cascais, em 1951. Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queirós-Município de Lisboa e o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte. O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia O Fantasma da Obra.
Autor(es): José Jorge Letria Será que é possível explicar a poesia? Foi este o desafio que José Jorge Letria fez a si mesmo, escrevendo este livro em que mostra a poesia aos jovens e a todos aqueles que ainda não se deixaram cativar pelo seu encanto. Uma viagem de sedução que revela o extraordinário poder da palavra, a sua magia. (livro em pré-venda. Será...
Autor(es): José Jorge Letria Do presente e do futuro, José Pacheco Pereira fala-nos da sua vida e de como, na política, aprendeu muito sobre o comportamento das pessoas, como se faz uma bomba, se imprimem panfletos e qual é o papel das palavras. Deixa-nos também nesta conversa uma lição chamada Ephemera e uma pequena reflexão sobre a pandemia, a perda e a...
Autor(es): José Jorge Letria Toda a nostalgia da infância num livro Este é um livro repleto das lembranças da infância contadas em episódios isolados e da sua memória e perspectiva enquanto criança, mas com reflexões que apenas podem ser lidas à luz do homem que José Jorge Letria foi ao longo da sua vida e do homem é ainda hoje.
Autor(es): José Jorge Letria Páginas que ardem de amor e desejo Incendeiam este livro histórias de amores arrebatadores como os de D. Pedro I e D. Inês de Castro, Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre, Almeida Garrett e a viscondessa da Luz, Ava Gardner e Frank Sinatra, Oscar Wilde e Lord Alfred Douglas, John Lennon e Yoko Ono, Snu Abecassis e Francisco...
Autor(es): José Jorge Letria Durante três longos meses, José Jorge Letria entrevistou dezassete figuras da vida cultural portuguesa, de Lídia Jorge e Mário de Carvalho a Fernando Tordo, o cientista Carlos Fiolhais, Pacheco Pereira e Barata-Moura, Fernando Rosas e Olga Roriz.
Autor(es): José Jorge Letria O que teria escrito Anne Frank a Adolf Hitler, Darwin a Deus, Jesus Cristo a Maomé? Dezenas de protagonistas da História reencontram-se neste livro original, que dá corpo às palavras que ficaram por dizer.
Autor(es): José Jorge Letria Numa longa conversa com José Jorge Letria, Mário Cláudio fala dos livros e da vida, das memórias da infância, dos anos em que estudou Direito em Lisboa e Coimbra, da vivência da Guerra Colonial na Guiné-Bissau e ainda do fascínio suscitado pela estada em Londres, onde estudou Ciências Documentais.
Autor(es): José Jorge Letria e Fotografias de Inácio Ludgero Magnífica combinação de texto e imagem reflectindo e dialogando com o confinamento e os efeitos que ele teve na nossa paisagem psicológica e física. José Jorge Letria escreveu e Inácio Ludgero fotografou.
Entrevistas: Ana Aranha e Fotografias: Jaime Serôdio Os novos autores são sempre o futuro antecipado Da música à escrita, da televisão ao teatro e ao cinema, autores de diferentes áreas artísticas falam do seu percurso, em entrevistas de vida marcantes.
Autor(es): José Jorge Letria DAS MEMÓRIAS DA GUERRA EM ÁFRICA À LUTA DIÁRIA PELA SOBREVIVÊNCIA. Numa história toda de emoções feita, José Jorge Letria mostra-nos a dura realidade de muitos ou todos os dias, a realidade que muitas vezes teimamos em não ver.
Autor(es): José Jorge Letria Fernando Tordo é de uma geração única de artistas em Portugal e é a voz de muitas das canções que povoam o nosso imaginário.
Autor(es): José Jorge Letria Do triunfo já todos sabemos, mas dos vencidos também reza a História. Habituámo-nos a olhar para a História como um campo de batalha onde, de um lado, se celebram os vencedores e, do outro, jazem os vencidos. Não paramos para pensar, porém, que a História é feita por pessoas, que, vencedoras ou não, nunca o poderiam ser em...
Autor(es): José Jorge Letria Mas quem foi ao certo Sebastião José de Carvalho e Melo, conde de Oeiras e marquês de Pombal? Este livro dá voz a Pombal e a uma boa parte daqueles que o amaram e odiaram, numa memória única. Uma história empolgante, que permite conhecer uma época de luzes e sombras, glórias e catástrofes, e os enigmas de uma figura polémica,...
Autor(es): José Jorge Letria Mário de Carvalho segue a máxima atribuída a Plínio, o Velho,«nem um dia sem uma linha». É o rigor a que se impõe um dos mais importantes escritores das últimas décadas, reconhecido pelo público e pela crítica e várias vezes premiado.
Autor(es): José Jorge Letria Numa conversa franca com José Jorge Letria, Graça Morais fala das suas origens e da infância, marcada por uma enorme liberdade e proximidade com a natureza, tanto na aldeia do Vieiro como em Moçambique, para onde partiu com a mãe e os irmãos, ao encontro do pai.
Autor(es): José Jorge Letria Entre o Tejo lisboeta da sua infância e a universitária Coimbra, passando pela rigorosa Alemanha, onde se doutorou, a sua vida é uma vida dedicada à ciência e ao saber. É professor universitário e foi director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.
Autor(es): José Jorge Letria Uma biografia de um rei exemplar e um dos mais influenciadores da história de Portugal Poeta de génio e político brilhante, lançou as fundações de muito do que se tornaria Portugal. Desde a Marinha portuguesa, passando pela delimitação definitiva da fronteira nacional. D. Dinis marcou a história portuguesa, num reinado de...
Autor(es): José Jorge Letria Nascido em Lisboa, numa família com fortes tradições republicanas, Fernando Rosas empenhou-se no combate político desde muito jovem, o que implicou algumas prisões e a experiência da clandestinidade, mas acabou por se converter numa intensa e apaixonada carreira de investigação histórica, com destaque para a evolução dos...
Autor(es): José Jorge Letria O medo daqueles que viviam aterrorizados, mas que não desistiram de ser felizes.
Autor(es): José Jorge Letria Porque é urgente preservar a memória de um dos maiores criadores e intérpretes da música popular portuguesa, José Jorge Letria, um dos companheiros do cantor antes do 25 de Abril, fala-nos da vida e obra de Zeca Afonso.
Autor(es): José Jorge Letria Esta é a história do amor proibido de D. Maria da Penha de França de Mendonça e Almada e D. João deMascarenhas. Sob a forma epistolar, o romance regista um escândalo que abalou o reinado de D. João V, pondofim a dois casamentos que a moralidade cortesã recomendaria que fossem mantidos.
Autor(es): José Jorge Letria Enquanto criador cultural, jornalista, autarca, cidadão activo e presidente da SPA, José Jorge Letria tem convividocom conhecidas personalidades da vida cultural portuguesa. Neste livro-homenagem, recorda momentos marcantesque viveu com grandes autores, muitos dos quais se tornaram seus amigos.
Autor(es): José Jorge Letria Um livro de uma realidade actual e que identifica um fenómeno que ficará como uma das marcas trágicas e inultrapassáveis do nosso tempo
Autor(es): José Jorge Letria Numa conversa franca, Manuel Maria Carrilho fala do seu percurso, desde os tempos de infância, passados entre o granito de Viseu, passando pela universidade e pelas lutas estudantis até ao reconhecimento público enquanto político e intelectual.
Autor(es): José Jorge Letria Lisboa, ano da graça de 1805. À boca da morte, Bocage, o poeta maldito, recorda a sua vida. Vendo a gadanha da velha senhora avançar, deixa para a posteridade o testemunho de uma existência intensa.
Autor(es): José Jorge Letria Teresa Rita Lopes é uma das pessoas que animam o nosso meio académico e ensaístico e procurou sempre formas criativas e inovadoras de manter intenso e renovado o interesse dos leitores pela obra múltipla deste génio que foi muitos sendo apenas um.
Autor(es): José Jorge Letria O coração já atraiçoou duas vezes José Jorge Letria. Com um intervalo de treze anos, o autor viveu duas experiências dramáticas: a vida fugia-lhe.
Autor(es): José Jorge Letria António-Pedro Vasconcelos sempre esteve no centro do furacão que é o cinema português. Foi um dos mais jovens fundadores do cinema novo, esse movimento de ruptura e de utopia estética dos anos 60, que procurou aproximar das vanguardas estéticas europeias e americanas o cinema português sufocado pela ditadura do Estado Novo.
Autor(es): José Jorge Letria Com uma carreira plena de consagrações e uma consistente obra discográfica, Álvaro Cassuto é o mais internacional dos maestros portugueses. Nesta conversa com José Jorge Letria, o maestro recupera os momentos-chave da sua vida, entre eles a decisão de deixar Portugal para abraçar, em Nova Iorque, aquela que era, afinal, a sua...
Lídia Jorge é «uma cronista do tempo que passa, mas uma cronista que não dispensa a alucinação e a fantasia», como a própria se define. Não esquece a vida livre – mas dura – do Algarve rural em que nasceu, em 1946, nem os actos de violência que presenciou em África, nos últimos anos da Ditadura, experiências marcantes que transpôs para a literatura.
Autor(es): José Jorge Letria Construímos muros desde a Antiguidade: para defender o território e os bens, mas também para controlo e exclusão. Mata-se e morre-se em nome dos muros. Um livro sobre os muros clássicos, como a Muralha da China ou as de Adriano e de Antonino.
Autor(es): José Jorge Letria João Abel Manta apresenta-se neste livro como ele é: um pintor liberto, um pintor que não defende nem pertence a grupos.
Autor(es): José Jorge Letria Esta é a entrevista de um homem que viveu entre Paris e Lisboa. José-Augusto França revela a José Jorge Letria como formou o seu olhar crítico sobre as artes e o mundo.
Autor(es): José Jorge Letria De menino-prodígio a figura da cultura portuguesa com décadas de criatividade em domínios tão diversos como a música, o cinema, a literatura ou a televisão, António Victorino d’Almeida revela-se sem reservas numa grande entrevista a José Jorge Letria.
Autor(es): José Jorge Letria Este é um livro em carne viva. Isabel do Carmofala a José Jorge Letria da sua experiência revolucionária, das lutas clandestinas que viveu antes do 25 de Abril, da clandestinidade que escolheu para prosseguir a sua opção de luta armada para a imposição de um modelo radical de sociedade comunista.
Autor(es): José Jorge Letria Chama-se Goya. É o cão de José Jorge Letria. Quando chegou, Goya era pequeno e ágil, movido pela fantástica curiosidade de um caçador de toupeiras a descobrir uma terra nova, uma casa nova. Afeiçoaram-se depressa.