Teorias Cínicas - que grande leitura!

Publicado . 2021-03-26 | Categorias . Artigos

Transpirando boas intenções, derramando voluntarismo salvífico, hordas de activistas declararam guerra à cultura e ao pensamento universalista. Juram que vêm salvar minorias oprimidas. Um livro, Teorias Cínicas, explica como esses activistas nos prejudicam a todos, a começar pelas minorias que clamam querer salvar.

Já todos ouvimos e já lemos parangonas tão retumbantes como estas: “Só os brancos podem ser racistas!” “Não existe sexo biológico!” “Ser obeso é saudável!” Em Teorias Cínicas, os autores, Helen Pluckrose e James Lindsay, expõem os dogmas em que assentam aqueles pressupostos absurdos, inspiradas numa débil leitura do pós-modernismo francês e refinadas agora por académicos activistas e moralizadores.

Teorias Cínicas confronta cada uma dessas investidas militantes e expõe a sua inconsistência e a sua surpreendente superficialidade: a teoria pós-colonial, a teoria queer, as teorias críticas da raça e da interseccionalidade, os estudos de género e os estudos de deficiência e de gordura. São teorias que, com manifesta desonestidade intelectual, nos pretendem impôr o músculo de uma nova Inquisição, ameaçando a democracia liberal. Pior ainda: com o seu radicalismo de neo-esquerda, estas teorias fornecem combustível à extrema-direita.

A Guerra e Paz orgulha-se de ser a editora portuguesa deste livro. Queremos satisfazer a sua urgência em lê-lo: Teorias Cínicas está já em pré-venda. Aqui, no nosso site. Leve-o hoje consigo. Na compra, oferecemos-lhe ainda o Pequeno Livro das Grandes Invenções. Até dia 4 de Abril.

Partilhe este conteúdo