Livros do professor Rui Correia estão entre as novas recomendações do PNL

Publicado . 2021-12-28 | Categorias . Artigos

.

.

.

Os livros Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos e Salazar em New Bedford, do professor Rui Correia – vencedor do Global Teacher Prize Portugal 2019 –são duas das cinco obras da Guerra e Paz Editores que integram a nova lista de recomendações do Plano Nacional de Leitura (PNL), leal conselheiro que promove a nobreza do livro junto de crianças, jovens e adultos. 

Dois livros muito diferentes entre si, mas que reflectem o espírito inquieto do autor, são recomendados para leitores fluentes, maiores de 18 anos. Em Cá Dentro: O Lugar da Escola nos Nossos Miúdos, Rui Correia leva-nos a reflectir, de uma forma invulgar, sobre a escola, o ensino e o lugar que a escola ocupa nos nossos estudantes, na sua mente, nas suas vidas. O ensaio foi aplaudido pelo professor catedrático e ex-ministro da Justiça português Álvaro Laborinho Lúcio, que assina o prefácio da obra. Já em Salazar em New Bedford, Rui Correia apresenta-nos  a visão que a comunidade portuguesa do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, tinha do regime de Salazar, através do espólio do Diário de Notícias de New Bedford, o único jornal português que, durante o Estado Novo, gozava de liberdade de imprensa. A obra foi publicada com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

 

Às propostas de Rui Correia, juntam-se dois livros brilhantes que marcam o século XX.  Na ficção: Nos Sonhos Começam as Responsabilidades, a mais bela, alucinatória e comovente ode a Nova Iorque, assinada por Delmore Schwartz, um dos escritores mais brilhantes do século XX. E na não-ficção: A Estrutura das Revoluções Científicas, do físico e historiador da ciência norte-americano Thomas S. Kuhn. Um dos mais influentes livros de filosofia do último século, estabeleceu um marco para as disciplinas de História, Filosofia e Sociologia.

 

O PNL recomendou ainda um livro essencial para compreendermos as origens e a grandeza da fundação do Império Romano: o Atlas do Império Romano – Construção e Apogeu: 300 a. C.-200 d. C. é um livro de Christophe Badel, especialista francês em História Romana, em colaboração com a cartógrafa Claire Levasseur, e faz parte da colecção de Atlas da Guerra e Paz

 

As cinco obras, distinguidas pelo PNL neste segundo semestre de 2021, juntam-se agora à lista dos 82 livros da Guerra e Paz que mereceram o prestigiante selo LER+. Agora só falta virar-lhes as páginas. 

.

.

Partilhe este conteúdo