Anunciado o júri do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2022

Publicado . 2022-01-11 | Categorias . Artigos

.

.

.

.

A Associação Internacional de Lions Clubes – Distrito Múltiplo 115, a Fundação Lions de Portugal e a Guerra e Paz Editores têm a honra de apresentar os cinco elementos do júri que irão avaliar as candidaturas ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2022 e eleger o vencedor desta edição. Preside ao júri João Céu e Silva. Jornalista e autor, irá liderar um grupo de especialistas que inclui o escritor João Nuno Azambuja, os últimos vencedores do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, Evelina Gaspar (2020) e Ricardo Lemos (2021), e ainda Lucinda Fonseca, em representação dos mentores do galardão. 

As candidaturas ao Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2022 já estão abertas, encerrando à meia-noite do próximo dia 25 de Janeiro. Anunciada no último mês de Dezembro, a edição de 2022 irá atribuir ao autor da obra premiada um prémio pecuniário no valor de dois mil e quinhentos euros. As candidaturas para a melhor novela ou o melhor romance inédito de autores portugueses, tanto estreantes como autores já com obra publicada, serão recebidas por e-mail (e só por e-mail), numa forma muito simplificada, que facilita a participação dos autores. As condições a que as candidaturas devem obedecer podem ser consultadas no regulamento disponível nas páginas online do Lions de Portugal e no site da Guerra e Paz Editores. 

 

A Guerra e Paz Editores publicará a obra vencedora, tal como publicou já os romances Vidas por Fios, de José Martinho Gaspar, vencedor da edição de 2019, Os Dentes do Tejo, de Evelina Gaspar, vencedor do prémio de 2020, e o vencedor de 2021, A Desaparecida, de Ricardo Lemos.

 

Concebido para servir a causa da leitura e para servir os autores e a literatura portuguesa, este é um prémio que se enquadra nos objectivos de ligação e divulgação da cultura que norteiam, também, a acção do Lions de Portugal. 

 

O regulamento do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2022 pode ser consultado aqui

.

.

Partilhe este conteúdo