O Coaching Não Faz Milagres. Tu é que Fazes!

Publicado . 2022-02-03 | Categorias . Artigos

.

.

.

.

O que é o coaching? Porque divide opiniões? O coach é um terapeuta? Um guru? Um formador? No livro O Coaching Não Faz Milagres. Tu É Que Fazes!, Vanda Pinheiro Lopes, especialista em coaching vocacional, desmitifica, de uma forma informal e dirigida a várias faixas etárias, os preconceitos criados em torno deste processo de desenvolvimento pessoal e profissional e explica o que é e como funciona o coaching na prática e sem milagres. O Coaching Não Faz Milagres. Tu É Que Fazes!, é uma edição Guerra e Paz, com o apoio do grupo Cofina, e chega à rede livreira nacional no próximo dia 8 de Fevereiro. O livro conta com prefácio do Presidente da direcção da International Coaching Federation Portugal (2020/2021), João Laborinho Lúcio, posfácio de Hugo Raposo, gestor de Recursos Humanos, e ainda com o testemunho de Aida Chamiça, reputada coach executiva de gestores de topo.

 

Desde cedo que nos perguntam «O que queres ser quando fores grande?», mas quando a resposta deixa de ser «astronauta», podemos ficar em maus lençóis. Então, e agora? O que é que eu faço? É mesmo isto que quero? E se não sou capaz? É nestas situações de bloqueio, desnorte e estagnação que, segundo Vanda Pinheiro Lopes, o coaching pode fazer a diferença nas nossas vidas. «É verdade que existe muita confusão sobre aquilo que é o coaching, mas também é verdade que o coaching é uma ferramenta muito útil com provas dadas na vida das pessoas e das empresas.»

 

 

No seu livro de estreia, O Coaching Não Faz Milagres. Tu É Que Fazes!, a especialista em coaching vocacional e criadora da Pure Coaching, explica, de uma forma informal, mas rigorosa, no que consiste este processo de desenvolvimento pessoal e profissional e qual a importância do coaching vocacional na realização profissional e pessoal através da vocação, da comunicação, do desenvolvimento da auto-estima e da autoconfiança, assim como da gestão emocional e do tempo. É-nos explicada a diferença entre coaches e terapeutas, gurus ou formadores e como podemos evitar profissionais não creditados, sendo ainda apresentadas histórias (sem se quebrar a confidencialidade e confiança exigidas num processo de coaching) de coachees e as ferramentas que usaram para accionar a sua vida profissional e pessoal.

 

 

Conforme refere a autora, existem três grandes pilares que sustentam a relação entre o coach e o coachee: protecção, permissão e poder. E, acrescenta, é missão do coach convidar-te «a integrares as várias dimensões do teu ser – prático, mental, emocional, espiritual e social –, remetendo‑te para o exercício das várias inteligências [prática, racional/cognitiva, emocional, espiritual e social] que tens ao teu dispor.» Este deve ser um processo de co‑construção, em que cada um dos intervenientes tem a sua própria função, mas estão ambos ao mesmo nível.  É por isso que Vanda Pinheiro Lopes pede que «não estranhes que te trate por "tu" ou use muitas vezes o "nós"».

 

Um livro para todas as idades e profissões, falando de e aos jovens, adultos, profissionais liberais e por conta de outrem, não esquecendo os empreendedores, O Coaching Não Faz Milagres. Tu É Que Fazes! conta com prefácio de João Laborinho Lúcio, Presidente da direcção da International Coaching Federation Portugal (2020/2021), posfácio de Hugo Raposo, gestor de Recursos Humanos e docente universitário e ainda com o testemunho de Aida Chamiça, reputada coach executiva de gestores de topo.

 

Esta é uma edição Guerra e Paz Editores, com o apoio do grupo Cofina, que chega à rede livreira nacional no próximo dia 8 de Fevereiro. O Coaching Não Faz Milagres. Tu É Que Fazes! poderá ainda ser encontrado no site oficial da editora.

 

 

 

O Coaching Não Faz Milagres. Tu É Que Fazes!

Vanda Pinheiro Lopes

Não Ficção / Desenvolvimento Pessoal

192 páginas · 15x23 · 13,00€

Nas livrarias a 8 de Fevereiro

Guerra e Paz, Editores

.

.

Partilhe este conteúdo