E Foi Assim!

Publicado . 2022-03-01 | Categorias . Artigos


Um nome incontornável do panorama musical português, João Salgueiro fundou, em 1976, a Diapasão, uma das mais emblemáticas lojas de instrumentos musicais e acessórios pelo seu contributo para o despertar da música portuguesa no final do século xx. Hoje, quinze anos após ter encerrado a Diapasão, João Salgueiro e o seu projecto de uma vida são homenageados no livro E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão de Fernando Grencho, que, além das histórias de vida e de música, reúne depoimentos de célebres músicos nacionais, amigos e familiares e dezenas de fotografias de João e da sua «catedral da música». E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão chega à rede livreira nacional no próximo dia 8 de Março, com a chancela da Guerra e Paz Editores, para a posteridade.

 

 

Quem foi, e é, João Salgueiro? Músico, empresário e co-fundador da Diapasão, uma das lojas de instrumentos musicais e acessórios mais emblemática e cujo papel foi preponderante no despertar de uma geração de músicos que se notabilizaram e concretizaram os seus projectos graças ao seu apoio, sendo, por isso, incontornável no panorama musical português.

 

De loja de música a «catedral da música», a Diapasão abriu as suas portas ao público em 1976, na Rua do Telhal, expandiu-se para o Porto, Leiria e Faro e assumiu-se sempre como uma referência nacional até ao ano do seu encerramento, em 2007.

 

Agora, a história de João Salgueiro e da Diapasão são homenageadas no livro E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão. Uma biografia assinada por Fernando Grencho, um dos muitos amigos do biografado, que nos guia, ao longo de 12 capítulos, e seguindo uma ordem cronológica, pelas diversas fases da vida do biografado, desde a infância até aos dias de hoje.

 

A obra inclui ainda depoimentos sentidos de músicos e amigos de João Salgueiro, de Carlos Alberto Vidal (o Avô Cantigas) a Quim Barreiros, passando por Rui Veloso ou Gimba, assim como dos seus familiares mais directos, que revelam a faceta humana de João Salgueiro.

 

Uma história de vida que se funde com a história da música portuguesa do final do século xx, num livro repleto de memórias e fotografias que nos transportam para a época em que a chamada música moderna portuguesa começou a despertar,E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão chega à rede livreira nacional no próximo dia 8 de Março, numa edição Guerra e Paz que poderá ainda ser encontrada no site oficial da editora.

 

 

 

E Foi Assim! Biografia de João Salgueiro e A História da Diapasão

Fernando Grencho

Não-Ficção / Biografia

216 páginas · 15x23 · 14,00€

Nas livrarias a 8 de Março

Guerra e Paz, Editores

.

.

.

Partilhe este conteúdo