Ethan Frome

Publicado . 2022-04-13 | Categorias . Artigos

.

.

Da sombria e austera paisagem invernal da Nova Inglaterra do início do século xx, chega-nos Ethan Frome, obra-prima da escritora norte-americana Edith Wharton, que capta maravilhosamente os infortúnios, mas também os impulsos e as fraquezas da natureza humana, explorando a hipocrisia da sociedade vigente e o conflito entre o dever e o desejo. Agora, o mais popular dos romances da autora terá uma nova edição em Portugal, que inaugura, lado a lado com o brilhante Maggie, Uma Rapariga das Ruas, de Stephen Crane, a colecção «Admirável Mundo do Romance» da Guerra e Paz Editores. Ethan Frome estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 19 de Abril.

 

Em Ethan Frome, romance poderoso e funesto de Edith Wharton, publicado pela primeira vez em 1911, somos levados a acompanhar os infortúnios, na vida e no amor, da personagem que lhe dá o nome. Ethan, um homem de meia-idade, que coxeia como se arrastasse consigo um peso, é uma das personagens que, na gélida cidade fictícia de Starkfield, na Nova Inglaterra, estão presas a circunstâncias das quais parecem incapazes de escapar.

Na obra, a autora capta maravilhosamente, com a sua habitual contemplação irónica, os impulsos e as fraquezas da natureza humana, dando luz à hipocrisia da sociedade vigente. Mas Wharton vai mais longe e, com uma simplicidade desarmante, consegue que, das sombras e da paisagem austera, irrompa uma beleza imensa, explorando de forma ousada as consequências que advêm do conflito entre o dever e o desejo, encapsulando a atracção e o sexo num lento romance ardente em que tudo e nada acontecem simultaneamente. Um «feito assombroso», na opinião do escritor e crítico literário Harold Bloom, este de «falar de uma dor imensa com pureza e simplicidade… sendo equiparável até com O Monte dos Vendavais

Ethan Frome é mesmo considerado um dos grandes clássicos americanos do século xx e uma das melhores obras de Edith Wharton, a primeira mulher a receber um Pulitzer de ficção e que, segundo o escritor norte-americano Gore Vidal, é, a par de Henry James, um dos «gigantes, iguais, os deuses tutelares e benignos da nossa literatura americana».

Consagrada, ao longo do último século, entre os leitores e a crítica, a obra foi também aplaudida nas tábuas do teatro e nas salas de cinema, quando, em 1993, John Madden, a adaptou num filme com o mesmo título, protagonizado por Liam Neeson e Patricia Arquette. Agora, é tempo de Ethan Frome inaugurar, com brilhantismo, a novíssima colecção de clássicos recentes da Guerra e Paz Editores, o «Admirável Mundo do Romance», lado a lado com Maggie, Uma Rapariga das Ruas de Stephen Crane. A obra estará disponível na rede livreira nacional no próximo dia 19 de Abril, numa tradução para português de Maria Ferro, mas pode ser, desde já, adquirida, em pré-venda, no site da editora.

 

 

Admirável Mundo do Romance

Ethan Frome

Edith Wharton

Ficção / Romance

144 páginas · 15x23 · 15 €

Nas livrarias a 19 de Abril

.

.

..

.

.

Partilhe este conteúdo