O Mundo Como Ele É

Publicado . 2022-11-21 | Categorias . Artigos

.

.

.

.

.

Depois de conquistar leitores e crítica em Portugal, Ulf Danielsson publica O Mundo Como Ele É, na Alemanha, com a chancela da Klett-Cotta, e nos Estados Unidos da América, com a chancela da Bellevue Literary Press. Die Welt an sich acaba de chegar ao mercado livreiro Alemão, numa tradução de Susanne Dahmann, e The World Itself chegará ao mercado livreiro norte-americano em Fevereiro de 2023, numa edição que inclui o prefácio que o professor Carlos Fiolhais escreveu para a edição da Guerra e Paz, publicada em 2021.

.

.


.

.

Neste livro o físico teórico, membro da Real Academia Sueca de Ciências, apresenta-nos uma tese que vem revolucionar a forma como encaramos o mundo e o Universo e que explica a realidade como ela é e não como nós a imaginamos ou gostaríamos que fosse.

Escrita num estilo sedutor e acessível, esta é uma leitura essencial para compreender que a «realidade é real» e nós estamos e estaremos confrontados com ela», que «não existe realidade fora da matéria» e que Descartes estava equivocado quanto à sua teoria do dualismo corpo-alma.

Para Danielsson, a mente (novo nome da alma) é inseparável do corpo e a física terá muito a aprender com a biologia, que unificou, sem grande matemática, a prodigiosa variedade do mundo vivo. «Apesar de tudo o que a ciência desvelou sobre o Universo, ainda não conseguimos libertar nos de uma mundividência que é essencialmente religiosa.»

 

Ler mais

 

Rendidos à exemplar análise do ensaio feita pelo professor Carlos Fiolhais na edição da Guerra e Paz, os responsáveis pela Bellevue Literary Press , inclui na sua novíssima edição, o prefácio do físico português.

.

.

.

.

No texto, Fiolhais subscreve a tese do seu congénere sueco. «Ulf Danielsson não tem, como eu, qualquer dúvida sobre a existência da realidade [...]. Vivemos num mundo real que se nos impõe de modo avassalador, por muito aliciantes que sejam fantasias sobre mundos alternativos que possamos construir.»

Já disponível no mercado livreiro alemão, O Mundo Como Ele chegará aos escaparates norte-americanos no próximo dia 21 de Fevereiro, numa edição que traduz uma importante internacionalização do notável trabalho de divulgação científica a que Ulf Danielsson e Carlos Fiolhais se têm vindo a dedicar. 

 

Ler sinopse da Bellevue Literary Press

.

.

.

.

.

.

.

.

Partilhe este conteúdo