Almanaque de Portugal

Publicado . 2023-01-20 | Categorias . Artigos

.

.

Cinco anos depois do enorme sucesso do Almanaque Português, a Guerra e Paz anuncia uma nova e melhorada edição do livro, que incluiu um calendário de efemérides, gastronomia, sementeira, previsões meteorológicas, fauna e flora, curiosidades históricas e muito mais. Tudo cabe no Almanaque de Portugal, súmula de saberes e património popular transmitido de geração em geração. Um acto de celebração do passado e de confiança no futuro, o Almanaque de Portugal chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Janeiro, numa edição essencial para quem procura desenrascar-se e, sobretudo, divertir-se.

 

Ainda se lembra de ouvir as avós entoarem rezas e benzeduras para ajudarem a curar maleitas? Ainda se lembra de como os seus familiares mais velhos dominavam as artes da sementeira e do plantio e antecipavam com mestria o estado do tempo, as marés e as fases da Lua? Podem parecer saberes pouco úteis numa rotina urbana cada vez mais digitalizada, mas a verdade é que são preciosidades da cultura popular. 
 

Foi esse tesouro ancestral que a Guerra e Paz, Editores, procurou recuperar no Almanaque Português, um compêndio que conquistou os leitores portugueses em 2018 e que ressurge agora, numa versão actualizada, no Almanaque de Portugal, que nos dá a conhecer efemérides, feriados, festas e feiras de todo o país. Descubra os meses mais indicados para cada tipo de cultivo, conheça as nuvens, a meteorologia segundo o saber popular e ainda o momento ideal para colher os espinafres da sua horta ou como tirar aquela nódoa de vinho tinto que manchou a toalha. 
 

Aumente as suas noções de astronomia, com indicações práticas como as datas dos próximos eclipses lunares e solares, mas também dos equinócios e solstícios, do céu e das constelações. Descubra ainda os segredos do zodíaco, as bases elementares de astrologia e o seu signo chinês. Quer festa? O almanaque também lhe indica as mais curiosas festas, romarias e procissões, às quais não vai querer faltar. Até receitas de iguarias tradicionais, antigos pregões de vendedores, expressões regionais, provérbios populares e anedotas constam das páginas deste livro cheio de surpresas.  
 

E se o povo diz que «prevenir é melhor do que remediar», talvez possamos prevenir os enguiços, azares e algumas maleitas com rezas e benzeduras. São deliciosas pérolas, tão válidas quanto outro placebo. Se não fizerem bem, mal também não hão-de fazer. Generalista, o inventário feito pela equipa editorial da Guerra e Paz não dispensa nem substitui o aconselhamento de profissionais de saúde, bem como das autoridades e instituições competentes em cada uma das áreas abordadas no livro. 
 

Nada falta a este imperdível Almanaque de Portugal, um livro para toda a família, ideal para trazer sempre consigo e consultar ao longo de todo o ano. Estará disponível na rede livreira nacional e no site oficial da Guerra e Paz a partir do próximo dia 24 de Janeiro. 

.

.

.

Almanaque de Portugal
Não-Ficção / Vida Prática
216 páginas · 15x23 · 14,00€
Nas livrarias a 24 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores.

.

.

.

.

.

.

.

Partilhe este conteúdo