Sónia Neto

Nascida em Luanda (1969), desempenhou funções de che¬fe de gabinete do Ministro de Estado para os Negócios Estrangeiros da República Democrática de Timor-Leste e Nobel da Paz, José Ramos Horta e posteriormente foi Conselheira Sénior do Representante Especial das Nações Unidaspara Timor-Leste, Atul Khare.
Exerceu funções de Conselheira para África no Gru¬po de Reflexão do Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, durante os dois mandatos. Foi re-conduzida no cargo pelo Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.
Foi Embaixadora da União Europeia junto da Repúbli¬ca da Guiné-Bissau.
Foi agraciada pelo Estado timorense com a Medalha Nacional de Mérito «como reconhecimento do seu pro¬fissionalismo que contribuiu de modo significativo para a paz, reconstrução e estabilidade nacional» e distinguida pelo Reino de Espanha com a Ordem de Isabel a Católi¬ca e pelo Estado guineense com a Ordem Nacional Coli¬nas de Boé.
Concluiu a parte curricular do Doutoramento em His¬tória, Defesa e Relações Internacionais, no ISCTE. Ac¬tualmente é enviada especial da presidente do Secretaria¬do Permanente da Cimeira Mundial dos Nobéis da Paz e exerce funções de Conselheira para o Ismaili Imamat para as Relações Diplomáticas.
É autora do livro «Por Timor-Memórias de Dez Anos de Independência» e Co-autora de «Um Europeu Lusó¬fono».

Seleccione um ponto de entrega