AUTOR.jpg

José Martins

nasceu em Lisboa, em Fevereiro de 1952. Estudou no Lycée Français Charles Lepierre e tirou o curso de Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi jornalista nos jornais O Século, Cinéfilo, Musicalíssimo, entre outros, e publicitário.

Como actor, fez peças de teatro, filmes, séries e novelas, e como encenador, desde 1973, encenou mais de 50 peças. Foi um dos fundadores do Grupo de Campolide – actual Companhia de Teatro de Almada. Criou e dirigiu o Teatro da Malaposta no final dos anos 80, o Teatro do Noroeste, em Viana do Castelo, nos anos 90, e as Comédias do Minho em 2004. Traduziu numerosos textos teatrais. Desde 2004 que é director de actores de novelas e séries de ficção audiovisual.

A sua estreia literária ocorreu em 1973, com «Textos para Ler ao Serão», conjunto de contos curtos incluídos no volume colectivo Coisas – o primeiro livro da editora &etc.

Encontro Improvável do Penitente e do Arrependido é o seu primeiro romance. Em 2019, a Companhia de Teatro do Algarve estreou uma versão teatral desta obra, com adaptação e encenação de Luís Vicente.