AUTOR.jpg

Henrique Castanheira

nasceu em Lisboa, em 1959. Licenciou-se em História em 1987, altura em que partiu para os EUA. Regressou a Portugal em 1988, tendo colaborado com o jornal Tempo, entre outras publicações periódicas, e com o Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais. Lecionou ainda a cadeira de Geografia Económica e Social no Instituto de Arte e Design de Lisboa.

Em novembro de 1991, ingressou na Administração Pública. A partir de 1995 e até 2008, foi destacado para missões em organizações internacionais, o que lhe permitiu contactar com uma pluralidade de povos, culturas e diferentes realidades. Nesse período, a escrita e o desenho, como forma de reter imagens, sensações, histórias, reforçou-se e afirmou-se como uma necessidade no quotidiano.

Nos últimos anos, surgiu um tempo de maior entrega à escrita, sempre complementada por esquissos, pois há palavras que rabiscam desenhos e desenhos que libertam palavras. O Heterónimo de Pedra, vencedor do Prémio Literário UCCLA, é o seu primeiro livro, fruto dessa conjugação de texto e imagem.

BIBLIOGRAFIA: