-10%

Preço reduzido! Salazar em New Bedford Ver maior

Salazar em New Bedford

Novo produto

 Autor(es): Rui Correia

Uma investigação do professor Rui Correia  sobre o Diário de Notícias da comunidade portuguesa de New Bedford, Massachusetts, nos Estados Unidos, o único jornal português que, durante o Estado Novo, gozava de liberdade de imprensa.

Com o apoio à Edição da FLAD - Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento

Mais detalhes

15,09 €

13,58 €

Adicionar à Lista de desejos

 

Durante os críticos anos trinta do século xx, Portugal e toda a imprensa portuguesa viviam sob uma rigorosa e adunca censura.

Entretanto, nos Estados Unidos da América, o Diario de Noticias, um jornal quotidiano em língua portuguesa publicado em New Bedford, Massachusetts, expressava a sua fidelidade à liberdade de expressão.

Distante de Portugal, mas nunca arredio, acolheu nas suas páginas as opiniões e as causas de todo o espectro político luso-americano. Ali pode ler-se o que monárquicos, republicanos, socialistas, liberais e fascistas sentiram e escreveram, livremente, sobre Portugal.

O Diario de Noticias constitui um escaparate inédito e prodigioso para uma redescoberta da comunidade portuguesa imigrante nos Estados Unidos da América e do seu fervilhante activismo político, facto que se deve ao exílio em solo americano de jornalistas, políticos e mesmo ministros que ali escapavam à polícia política portuguesa. Salazar é, neste diário de New Bedford, o grande protagonista, mas é-o de uma forma que não desejava e que decerto não quereria.

A vida do Diario de Noticias iniciou-se em 1919 e terminou em 1973, cinquenta e quatro anos e mais de dezasseis mil edições depois.

Nº de Páginas 248
Ano de Edição Abril 2021
ISBN 978-989--702-600-3
Formato 15x23
Capa Brochado