INTELECTUAIS Ver maior

INTELECTUAIS

Novo produto

TERÃO OS INTELECTUAIS SIDO COERENTES, NAS SUAS VIDAS, COM AS IDEIAS QUE DEFENDIAM? DEVERÁ O INDIVÍDUO SER MENOS AVALIADO DO QUE AS IDEIAS QUE APRESENTA?

Um intelectual é um indivíduo que se sente qualificado e impelido a formular e promover doutrinas que visam o desenvolvimento da Humanidade, muitas vezes em oposição às normas vigentes.

Mais detalhes

10,00 €

Adicionar à Lista de desejos

Autor
Paul Johnson

É um dos mais importantes historiadores e jornalistas britânicos da actualidade. Nascido a 2 de Novembro de 1928 em Manchester.

Continuar a Ler

TERÃO OS INTELECTUAIS SIDO COERENTES, NAS SUAS VIDAS, COM AS IDEIAS QUE DEFENDIAM?DEVERÁ O INDIVÍDUO SER MENOS AVALIADO DO QUE AS IDEIAS QUE APRESENTA?

Um intelectual é um indivíduo que se sente qualificado e impelido a formular e promover doutrinas que visam o desenvolvimento da Humanidade, muitas vezes em oposição às normas vigentes.

O programa desta obra assenta na resposta à seguinte formulação: terão os intelectuais sido coerentes, nas suas vidas, com as ideias que defendiam? Paul Johnson constata que não e põe a nu a contradição de muitas das figuras intelectuais cujas obras influenciaram o mundo e marcaram a sua geração e as gerações seguintes.

Assim, Rousseau, que propunha a criação de um estado paternalista, que se ocupasse das necessidades básicas dos cidadãos e da sua educação desde tenra idade, abandonou os seus cinco filhos em orfanatos. Marx não sabia o que era pagar um salário, pois nunca o fez, apesar de ser essa a sua obrigação perante a sua fiel criada.

À semelhança destes, são analisados casos de outros notáveis do pensamento mundial como Hemingway, Sartre, Tolstoi ou Bertrand Russell. Um fascinante olhar sobre a natureza humana e as suas contradições.

Nº de Páginas496
Ano de Edição2009
ISBN978-989-8174-25-3
Formato15x23
Autor(es)Paul Johnson