Os Nossos Autores na Feira

Marco Neves

Nasceu em Peniche e vive em Lisboa. Tem sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor. Não são sete? Falta este: é também pai, com o ofício de contar histórias. É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e director do escritório de Lisboa da Eurologos.

Marco Santos

Nasceu em Nampula, Moçambique, em Novembro de 1967. É licenciado em História pela Universidade Aberta e mestre em História Militar pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, grau que obteve com a dissertação intitulada Os Muçulmanos na Península Ibérica – Fath Al-Andalus: Da Invasão à Conquista (702-756), que está na base deste livro.

Henrique Varajidás

Nasceu no Porto, em 1985.  Licenciou-se e doutorou-se em Ciência Política e Relações Internacionais, na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade Católica Portuguesa, respectivamente. Hoje, é professor na Faculdade de Direito e Ciência Política da Universidade Lusófona, no Porto.

Jorge Arrimar

Nasceu na Chibia, em Angola. Na Universidade de Luanda, iniciou os estudos superiores em Letras, concluindo-os em Portugal. Para além de trabalhos de história e de biblioteconomia, é autor de onze títulos de poesia e seis de ficção.  Está representado em diversas antologias e revistas literárias.

Tereza Sena

Formou-se em História e integra os quadros do Centro Científico e Cultural de Macau em Lisboa. É também investigadora convidada da Universidade de São José (em cuja qualidade redigiu este livro) e da Universidade Politécnica de Macau.

Fátima Moura da Silva

Nasceu em 1963 na raia alentejana, onde passou a infância e adolescência permeada pela miscelânea cultural que caracteriza a região de Elvas-Campo Maior-Badajoz. Mudou-se para Lisboa aos 18 anos, onde se licenciou em Comunicação Social.

Carlos Guedes

É licenciado em Gestão de Empresas com uma longa carreira pelo mundo das empresas em geral e da publicidade em particular, por onde foi coleccionando experiências de vida e adquirindo algum conhecimento sobre os seus semelhantes.

Jorge Rio Cardoso

Jorge Rio Cardoso é professor do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa e técnico superior do Banco de Portugal. Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Aveiro. Desde 2008, com o seu inovador livro O Método Ser Bom Aluno – ‘Bora Lá?, abraçou a causa de combate ao insucesso e abandono escolar.

João Gomes da Silva

Nasceu em Lisboa, em 1973. É casado, e vive com cinco filhos e duas enteadas, sendo o Manuel o seu filho mais novo. Foi professor universitário durante dez anos e, há quase 25 anos, é advogado de profissão.

Alberto Miranda

É jornalista e comentador especializado em famílias reais. Passou pela rádio e pela televisão e foi director, chefe de redacção e editor de várias revistas. É licenciado em Jornalismo Internacional  e mestre em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Rui Miguel Tovar

Nasceu em 1977.  Entrou para a secção do futebol internacional no jornal desportivo Record em Novembro de 1995, num mundo de faxes, telexes, telefones fixos e computadores de mesa, e saiu em Janeiro de 2009, já com acesso à Internet nos portáteis e telemóveis. Transfere-se para o jornal generalista i em Fevereiro de 2009, saindo em Dezembro de 2015.

José Matos

Nasceu em 1970. É investigador em História Militar e tem feito investigação sobre as operações da Força Aérea na guerra colonial portuguesa, principalmente na Guiné. É colaborador regular da Revista Militar e de revistas europeias de aviação militar e de temas navais.

Zélia Oliveira

É jornalista. Nasceu em 1972, em Roterdão, nos Países Baixos, e estudou no Porto e em Lisboa. Concluiu o mestrado em História Contemporânea na  Universidade Nova de Lisboa, com uma tese sobre a crise final do marcelismo. Desde então que se interessa pelo estudo do Estado Novo e pela transição para a democracia.

M. D. Whalen

Sempre foi o miúdo que se sentava na mesa de trás da sala de aula, a escrever histórias e a fazer desenhos. Mais tarde, passou a sentar-se à frente a escrever histórias, quando devia estar a ensinar! Agora escreve a tempo inteiro nas traseiras da sua casa e tem publicado vários livros sob outros pseudónimos.

Filipa da Rocha Nunes

Nasceu em Paços de Ferreira, em 1993, sendo escritora, investigadora e curadora. Licenciou-se em Pintura, na Faculdade de Belas-Artes, em 2016.
É co-fundadora e curadora do projecto de artes plásticas O STAND, em Lisboa, e gestora cultural na Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento – FLAD desde 2020.

Luís Parreirão

Nasceu em 1959, na Figueira da Foz e licenciou-se em Direito. Foi secretário de Estado da Administração Interna, das Obras Públicas e deputado. Foi administrador da Mota-Engil, SGPS, S. A. e administrador e presidente do Conselho de Administração do Grupo SATA. Desde 2016, é administrador da MGP, SGPS, S. A., family office da família Mota.

Seleccione um ponto de entrega