-30%
Esgotado

PICASSO & LUMP – A HISTÓRIA DO CÃO QUE COMEU UM PICASSO

Autor(es): David Douglas Duncan

ESTA HISTÓRIA JUBILOSA ACERCA DO ARTISTA E DO SEU CÃO, AQUI CONTADA PELA PRIMEIRA VEZ, PROPORCIONA UMA IMAGEM SENSÍVEL E INVULGAR DE PICASSO.

7,00 

Esgotado

Adicionar aos Favoritos
Adicionar aos Favoritos
Partilhar:
Mais sobre a obra:

ESTA HISTÓRIA JUBILOSA ACERCA DO ARTISTA E DO SEU CÃO, AQUI CONTADA PELA PRIMEIRA VEZ, PROPORCIONA UMA IMAGEM SENSÍVEL E INVULGAR DE PICASSO.

Numa manhã de Primavera de 1957, David Douglas Duncan, o veterano fotojornalista, fez uma visita a Pablo Picasso, seu amigo e frequente objecto fotográfico, na casa do artista, perto de Cannes.

Como co-piloto ao lado de Duncan, no seu Mercedes Gullwing 300 SL, encontrava-se o dachshund de estimação do fotógrafo: Lump. Fotógrafo e cachorro eram companheiros próximos, mas o estilo de vida nómada de Duncan e o seu outro cão – um gigante e ciumento galgo afegão que havia tiranizado Lump – tornavam difícil a vida deste em Roma.

Quando, naquele dia mágico, chegaram a Villa La Californie, a propriedade de Picasso, Lump considerou que tinha encontrado o paraíso na terra e que iria mudar-se para lá, juntando-se a Picasso, quer fosse bem-vindo quer não.

Em alemão, país onde nasceu, Lump significa “pequeno malandro”. Lump foi imortalizado num retrato de Picasso pintado num prato no mesmo dia em que se conheceram – mas isso seria apenas o início. Na explosão que deu origem às quarenta e cinco pinturas inspiradas na obra-prima de Velásquez, Las Meninas, Picasso substituiu o impassível cão de caça que está em primeiro plano por representações jocosas de Lump.

Hoje em dia, e como presentes do artista para aquela que foi a sua cidade da juventude, todas estas telas resplandecentes são a atracção principal em exibição no Museu Picasso de Barcelona.

Destes quadros, cerca de catorze são aqui reproduzidos a cores, justapostos às dramáticas e íntimas fotografias a preto e branco de Picasso e Lump, tiradas por Duncan, encerrando o ciclo da odisseia de um solitário dachshund, que encontrou o seu caminho num Mercedes 300 SL, para se transformar no peludo e ultra-esticado animal de estimação icónico da arte do século XX.

Ficha Técnica:
Categoria(s): Biografias e Memórias, Não Ficção
Nº de Páginas: 102
Ano de Edição: 2007
ISBN: 978-989-8014-50-4
Formato: 17x24
Capa: 0
Outras sugestões:

Seleccione um ponto de entrega