Kuhn faz uma admirável defesa da história das ciências como figura-chave da filosofia. Para compreendermos a ciência, temos de compreender a sua história.
Neste livro, Thomas S. Kuhn regressa às afirmações centrais de A Estrutura das Revoluções Científicas e aos problemas que tinha levantado, mas não tinha resolvido.
O conceito fundamental de A Pluralidade dos Mundos é o de incomensurabilidade, ou melhor, intraduzibilidade, conceito que sugere que «as dificuldades em traduzir ciência são muito mais próximas das dificuldades em traduzir literatura do que geralmente se supõe».
Kuhn faz uma admirável defesa da história das ciências como figura-chave da filosofia. Para compreendermos a ciência, temos de compreender a sua história.
Neste livro, Thomas S. Kuhn regressa às afirmações centrais de A Estrutura das Revoluções Científicas e aos problemas que tinha levantado, mas não tinha resolvido.
O conceito fundamental de A Pluralidade dos Mundos é o de incomensurabilidade, ou melhor, intraduzibilidade, conceito que sugere que «as dificuldades em traduzir ciência são muito mais próximas das dificuldades em traduzir literatura do que geralmente se supõe».
Os objectivos de Kuhn são ousados: desenvolve uma teoria empiricamente fundamentada do sentido que permita compreender tanto a possibilidade do desenvolvimento histórico como a inevitabilidade da impossibilidade de tradução entre a ciência do passado e a ciência do presente. Para Kuhn, porém, essa intraduzibilidade é compatível com uma robusta noção do mundo real que a ciência investiga, a racionalidade científica e a ideia de que o desenvolvimento é progressivo.
A comunicação entre duas comunidades rivais quebra-se facilmente. Mas a ruptura pode ser corrigida se nos tornarmos «bilingues», assumindo a linguagem do grupo cuja visão queiramos entender.
É tão fácil, quando «circulamos entre mundos», pensar que os nossos opositores estão a mentir. A lição de Kuhn é a de que é muito difícil imaginar a vida mental dos outros e muito fácil perder-se a verdade na passagem de uma mente a outra.