Ana Aranha

Realizadora de programas de rádio na Antena 1, do grupo RTP, Ana Aranha é licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Foi docente de Iniciação ao Jornalismo no ensino secundário, tendo ingressado na Antena 1 em 1986. Nesta estação, tem dedicado especial atenção à história e à cultura portuguesas dos séculos XIX e XX.
Entre 2006 e 2011, foi responsável pelo programa À Volta dos Livros, prémio pró-autor da SPA em 2011.
Em 2017, ganhou o prémio Jornalismo Direitos Humanos & Integração, galardão é atribuído pela Comissão Nacional da UNESCO e pela Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros, na categoria de rádio, com o programa Calar, nunca, uma série sobre violência doméstica.
Para assinalar os 40 anos do 25 de Abril, realizou as séries No Limite da Dor – A tortura nas prisões da Pide, Memórias do Exílio – ambas igualmente editadas em livro, em co-autoria com Carlos Ademar – e Histórias Clandestinas, transmitidas na Antena 1.
Para a Sociedade Portuguesa de Autores, realizou o ciclo de entrevistas Lugar dos Novos, também publicado em livro, e coordenou a edição de As Mulheres e a Cultura.
No Museu do Aljube Resistência e Liberdade, fez dezenas de entrevistas a resistentes e antifascistas, no ciclo Vidas Prisionáveis, entre 2015 e 2019.

Seleccione um ponto de entrega