Ana Paula Jardim

Nasceu em Coimbra.
Licenciou-se em Filosofia e desempenhou funções no âmbito da promoção da leitura e da gestão de eventos na Divisão de Bibliotecas da Câmara Municipal de Oeiras, onde foi co-organizadora, entre outros projectos, das obras 10 Livros Que Mudaram o Mundo (publicada pela Quasi Edições, em 2005), Cesário Verde, um pintor nascido poeta (apresentada no âmbito do colóquio que assinalou os 150 anos do nascimento do poeta, intitulado «Cesário Verde: Visões de Artista», e integrada nas respectivas Actas pela Campo das Letras, em 2007) e Dez Luzes num Século Ilustrado (publicada pela Editorial Caminho, em 2013).
Integrou, desde finais de 2016 até Maio de 2023, a equipa do Templo da Poesia, do Parque dos Poetas, na área de programação e mediação cultural. No âmbito das comemorações dos vinte anos do Parque dos Poetas (1.ª fase), foi a responsável pela organização e selecção de poemas da Antologia 20 anos 20 autores, com coordenação editorial de Jorge Reis-Sá e integrada na colecção «Livros de Oeiras».
Venceu o Prémio Literário de Poesia Glória de Sant’Anna 2021 com o seu primeiro livro de poesia, Roupão Azul. Publicou, no ano seguinte, o seu novo livro de poesia intitulado Enfermaria.
Tem participado em diversas revistas literárias. Desde Junho de 2023, faz parte da equipa da Divisão da Cultura e Artes, do Município de Oeiras.

Seleccione um ponto de entrega