Ayn Rand foi uma escritora, dramaturga, guionista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa. Nasceu no dia 2 de Fevereiro de 1905, em São Petersburgo, dias após o Domingo Sangrento. O seu verdadeiro nome era Alisa Rosenbaum.
Aos 21 anos, conseguiu partir para os Estados Unidos da América, onde se reuniu com parentes que viviam em Chicago, com a desculpa de que iria estudar cinema, mas já sem a intenção de voltar.
O seu primeiro romance, We the Living, foi publicado em 1936. Seguiu-se Anthem, dois anos depois, e, com a edição de The Fountainhead, em 1943, alcançou um êxito incrível. É a autora de outros livros, incluindo a obra A Revolta de Atlas, o best-seller filosófico mais desafiador do seu tempo, publicado em 1957.
A filosofia única de Ayn Rand, o Objectivismo, conquistou uma audiência mundial. Os fundamentos da sua filosofia são apresentados em quatro livros de não-ficção: Introduction to Objectivism Epistemology, For the New Intellectual, Capitalism: the Unknown Ideal e neste A Virtude do Egoísmo.
Faleceu em 6 de Março de 1982, em Nova Iorque.