Friedrich A. Hayek (08/05/1899, Viena, Áustria – 23/03/1992, Friburgo, Alemanha) é considerado um pioneiro da teoria monetária, o principal proponente da filosofia libertária e o mentor ideológico das revoluções de Reagan e de Thatcher.
Estudou na Universidade de Viena, onde se doutorou em Direito e em Ciência Política. Depois de vários anos a trabalhar na função pública austríaca, foi nomeado primeiro director do Instituto Austríaco para a Pesquisa dos Ciclos Económicos. Em 1931, tornou-se professor de Economia e Estatística da London School of Economics, tendo-se naturalizado britânico anos depois. Em 1950, foi para a Universidade de Chicago, como professor de Ciências Sociais e Morais. Regressou à Europa em 1962, para leccionar Economia na Universidade de Friburgo, onde se tornou professor emérito em 1967.
Titular de vários doutoramentos honoris causa e membro da Academia Britânica, foi galardoado com o Prémio Nobel da Economia em 1974. Tornou-se também membro da Ordem dos Companheiros de Honra, por indicação da rainha Isabel II, em 1984. Publicou diversos livros, incluindo O Caminho para a Servidão, A Constituição da Liberdade e Arrogância Fatal: Os Erros do Socialismo, a sua última obra.