Nasceu em Riga, em 1909. Testemunhou a Revolução de Outubro de 1917. Emigrou para Inglaterra e estudou na St. Paul’s School, em Londres, e no Corpus Christi College, em Oxford, adquirindo a nacionalidade inglesa.
Foi um filósofo britânico, historiador das ideias, teórico político, e ficou famoso pelo seu brilho oratório. Em defesa do liberalismo, marcou o pensamento do século xx com ataques ao extremismo político e ao fanatismo intelectual. O que é notável é que os seus textos juntam vivacidade, emoção e uma alta legibilidade, que os torna muito acessíveis e peças essenciais para a história das ideias.
A par dos mais populares O Ouriço e a Raposa e Two Concepts of Liberty, escreveu Karl Marx: His Life and Environment, Four Essays on Liberty, Against the Current e Freedom and Its Betrayal. Como um dos expoentes da história das ideias, Berlin foi galardoado com os Prémios Erasmus, Lippincott e Agnelli; Em 1979, recebeu o Prémio Jerusalém pelos seus escritos em defesa das liberdades civis. Morreu em 1997.