Ivo Machado

Ivo Machado

Nasceu na ilha Terceira, em Outubro de 1958. Observando a tradição literária açoriana, publicou os primeiros poemas na década de 70, nos suplementos literários das ilhas, porém, o livro inaugural surge em Abril de 1981, e dele Fernando Lopes-Graça musicou sete poemas para canto lírico, intitulando o ciclo Sete Breves Canções do Mar dos Açores. A primeira audição absoluta ocorreu em Dezembro de 1985, no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian, numa interpretação da mezzo soprano Dulce Cabrita, acompanhada por Olga Prats.

Além da poesia (mais de uma dezena de títulos), publicou uma novela, editada também em Espanha, e uma peça de teatro, produzida pelo Grupo Cassefaz, cuja estreia ocorreu em Junho de 1996, em Lisboa, tendo feito parte do elenco, entre outros, António Cordeiro e Maria José Pascoal. Editou ainda um livro infantil dedicado à sua filha Maria Helena.

Tem realizado leituras da sua poesia em diversos países europeus e sul-americanos. Alguns poemas encontram-se traduzidos para espanhol, italiano, bósnio, alemão, inglês, húngaro, letão e eslovaco, estando incluídos em inúmeras antologias nacionais e estrangeiras.

Vive há mais de três décadas em frente ao mar, num pequeno lugar dos arredores do Porto.

Seleccione um ponto de entrega