Nasceu em Florença, em 1469, foi um escritor, político e filósofo italiano, sendo o fundador do pensamento político moderno e um dos mais relevantes filósofos e políticos italianos do século XV, as suas ideias sobre o Estado, o poder e a natureza humana continuam a ser estudadas e discutidas até aos dias de hoje.
Nada se sabe da sua vida antes de entrar ao serviço da República de Florença, em 1498, além do facto de ser filho de um jurista.
Maquiavel trabalhou como diplomata, chanceler e secretário da Segunda Chancelaria de Florença e secretário do Conselho dos Dez da Guerra. Em 1512, foi preso, torturado e exilado devido à subida ao poder dos Médici. No exílio, escreveu O Príncipe, que só viria a ser publicado postumamente, em 1532, assim como outras obras sobre política e história, como os Discursos Sobre a Primeira Década de Tito Lívio, A Vida de Castruccio Castracani Da Lucca, Mandrágora, A Arte da Guerra, entre outras.
Voltou a Florença em 1527, após a expulsão dos Médici, acabando por morrer na sua cidade natal, nesse mesmo ano, sem ver o seu sonho de unificação de Itália realizado.