Paulo Nogueira nasceu em São Paulo, onde estudou na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Viveu na Europa (Portugal, Inglaterra e Noruega) cerca de 25 anos. Foi cronista e crítico literário e de cinema nalgumas das mais importantes publicações portuguesas: “Independente”, “Expresso”, “Público”, “Correio da Manhã”, “Diário de Notícias”, etc. Publicou oito romances, todos lançados originalmente por editoras portuguesas. Foi também editada uma antologia das suas crónicas, intitulada “Penso Rápido”. Participou com um conto do livro “40”, que reuniu alguns dos principais autores da língua portuguesa na comemoração dos quarenta anos da editora Dom Quixote.
Voltou para o Brasil em 2014, e desde então dá aulas de estrutura da narrativa literária nos mais prestigiados Centros Culturais Brasileiros. Há sete anos é crítico literário do jornal “O Estado de São Paulo” (“Estadão”), em que também escreve sobre política, história e comportamento. Entrevistou Umberto Eco, Christopher Hitchens, Alice Munro, José Saramago, Haruki Murakami, Arundhati Roy, Javier Cercas, Benjamin Labatut e Viet Thanh Nguyen, entre outros.
Também traduziu ficção e não ficção, entre eles “Mil e Um Livros que Deve Ler Antes de Morrer”, para o qual escreveu verbetes sobre autores brasileiros e portugueses, e o romance “Go Down, Moses”, de William Faulkner, para a editora brasileira Cosac Nayf