Nasceu em Bombaim, na, então, Índia britânica, em 30 de Dezembro de 1865. Indo viver para Inglaterra com a família, regressa à Índia pouco antes do seu 17.º aniversário para trabalhar como jornalista. Logo após o seu regresso a Londres, em 1889, Kipling ficou mundialmente famoso, sendo um dos mais conhecidos escritores vitorianos.
Escritor de contos, poemas e romances, Kipling recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 1907, sendo o mais jovem escritor a receber esta distinção (41 anos). Ao longo da sua vida, as suas obras gozaram de grande aclamação e popularidade, embora as suas opiniões políticas tenham vindo a gerar, ao longo dos tempos, cada vez mais controvérsia.
Kipling, após a publicação do volume de poemas Departmental Ditties, afirmou-se rapidamente como um dos escritores mais populares do Reino Unido, tanto na poesia quanto na prosa. Mais tarde, em 1894, lançou O Livro da Selva, um clássico juvenil a nível mundial, e depois, em 1901, lançou este Kim, o último e mais famoso romance do autor.
Kipling morreu em Londres, em 18 de Janeiro de 1936, com 70 anos devido a uma úlcera perfurada no seu intestino delgado. Foi enterrado no Poet’s Corner, na Abadia de Westminster, em Londres.