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RETRATOS DE CAMÕES

Podemos assim concluir, com alguma segurança, que a perda do olho direito marcou psicologicamente o nosso poeta. Isto é, o mesmo sinal fisionómico que depois caracterizou toda a sua iconografia começa por ter uma certa relevância na própria obra do autor.

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Podemos assim concluir, com alguma segurança, que a perda do olho direito marcou psicologicamente o nosso poeta. Isto é, o mesmo sinal fisionómico que depois caracterizou toda a sua iconografia começa por ter uma certa relevância na própria obra do autor.

De resto, fazendo a agulha para um tema que também lhe era caro, o da memória, uma das suas redondilhas, que até pode ter sido escrita antes da perda do olho direito, fala da intensificação da faculdade de recordar em quem tenha perdido a vista: Como aquele que cegou é cousa vista e notória que a natureza ordenou que se lhe dobre em memória o que em vista lhe faltou…

Ficha Técnica:
Categoria(s): Linguística, Crítica Literária e Artística, Não Ficção
Colecção: Livros de Arte
Nº de Páginas: 88
Ano de Edição: 2014
ISBN: 978-989-702-111-4
Formato: 14x20,5
Capa: 0
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