A Vida de Tolstói

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:

Admirador da «grande alma» de Lev Tolstói, quer pela originalidade das suas ideias, quer pela magnificência das suas obras e pelo carácter épico da sua vida pessoal, Romain Rolland, escritor francês laureado com o Prémio Nobel da Literatura de 1915, homenageou o génio da literatura universal na biografia A Vida de Tolstói. Originalmente publicado em 1911, o livro viria a ser reeditado, numa versão revista e aumentada, em 1928, por ocasião do centenário do nascimento do escritor russo. É essa a edição que a Guerra e Paz agora recupera, numa nova tradução de Isabel Ferreira da Silva, incluída na colecção «Biografias Guerra e Paz». Um diálogo entre dois grandes escritores, A Vida de Tolstói estará disponível a partir do próximo dia 16 de Maio na rede livreira nacional e no site da editora. 

«No crepúsculo de pesadas sombras do século XIX que findava, ela foi a estrela consoladora, cujo olhar atraía, apaziguava as nossas almas de adolescentes. Por entre todos aqueles – e são numerosos em França – para quem Tolstói foi bem mais do que um artista amado, um amigo, o melhor, e, para muitos, o único amigo verdadeiro em toda a arte europeia, eu quis trazer a esta memória sagrada o meu tributo de reconhecimento e de amor.» No livro-homenagem A Vida de Tolstói, Romain Rolland, biógrafo, romancista, dramaturgo e crítico musical francês laureado com o Prémio Nobel da Literatura, exalta o importante legado que Lev Tolstói deixou à Humanidade e, em particular, à geração de intelectuais franceses nascida no final do século XIX, da qual fez parte.

Mais do que a vida literária, que inclui clássicos como Guerra e Paz ou Anna Karénina, encontramos, nesta obra, uma apaixonante análise dos aspectos da indissociável vida pessoal de Tolstói, ela própria um romance épico – desde a infância aristocrática e a participação na Guerra da Crimeia até à morte na estação de Astapovo –, revelando ainda como este inimigo da Igreja Ortodoxa se tornou num «profeta genial» e estabeleceu importantes relações com os pensadores dos diferentes países da Ásia e das nações islâmicas.

Uma biografia «hagiográfica», na opinião do jornalista e escritor espanhol Manuel Hidalgo, «escrita por um devoto que glosa com fervor cada gesto e cada frase do mestre, embriagando-se de unção e lirismo». «Já não se fazem biografias assim», conclui. É, de facto, especial este texto de Rolland, cravejado de valor literário. Talento que viria a «servir de modelo» a Stefan Zweig, um dos principais escritores de língua alemã do século XX, nos seus projectos biográficos.

Esta edição da Guerra e Paz reforça a colecção «Biografias Guerra e Paz», inaugurada com a biografia de Nietzsche (por Stefan Zweig), a que se seguiram as do Marquês de Pombal (por Camilo Castelo Branco) e a de Chopin (por José Jorge Letria). A Vida de Tolstói inclui, além do texto de Romain Rolland, a tradução de uma carta que Tolstói escreveu dois meses antes da sua morte, endereçando-a a Gandhi. Nessa carta, «o apóstolo russo traça todo o plano de campanha da Não-Resistência, que o Mahatma das Índias usaria, posteriormente, de forma tão poderosa», sublinha o biógrafo.

 

 

Biografias Guerra e Paz
A Vida de Tolstói 
Romain Rolland
Não-Ficção / Biografia
216 páginas · 15×23 · 16 €
Nas livrarias a 16 de Maio

 

 

 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega