Perpassada por «escarpas» e «fumos dos augúrios», usando palavras do autor, a obra poética Biografia da Noite, de Jorge Muchagato, convoca o leitor para a surpresa dos sentidos. A poesia de Muchagato é amplamente elogiada pelo também poeta Jorge Melícias, por se destacar «do ramerrame poético que […] por aí arrulha». Uma edição Guerra e Paz com o apoio da Junta de Freguesia de Alcabideche que nos oferece uma experiência simultaneamente arrebatadora e exigente, Biografia da Noite chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Setembro.
Nas páginas de Biografia da Noite, Jorge Muchagato, historiador, doutorando em História da Arte, apresenta-nos uma poesia de grande fôlego discursivo, carregada de imagens que cruzam a noite, o insondável, com uma força imagética e lexical que perturbará o leitor contemporâneo.
A voz poética de Jorge Muchagato é «gratificante» na opinião de Jorge Melícias, que, numa crónica publicada na revista Caliban, destaca que os versos de Muchagato se distinguem «do ramerrame poético que, travestido de novidade e irreverência, por aí arrulha em igrejinhas e bazares paroquiais». Reflecte, sublinha Melícias, «uma época derrotada, onde mais que sermos discriminados pela diferença somos anulados pela igualdade», por não fugir à lógica causal que o senso comum nos impõe.
«[…]
cometemos em suma o desígnio da morte, o espelho no-lo diz
no rosto inchado da manhã, nas olheiras da noite,
estás morto – e continuamos a viver, não queremos
perder as iluminações públicas, as ordenações da nevrose
fraternal; condescendemos no simulacro da trégua
e entregamos a cabeça. A conta não fica paga,
o suborno é em todas as circunstâncias insuficiente.
Na fala sem coincidência da razão, as pessoas
caminham para o cadafalso porque querem cumprir o arbítrio
de se acharem vivas.»
Biografia da Noite chega à rede livreira nacional no próximo dia 26 de Setembro, com a chancela da Guerra e Paz Editores e incluído na colecção de Poesia, que integra grandes poetas contemporâneos, como os consagrados Eugénia de Vasconcellos e Jorge Melícias, e as novas vozes dos premiados João Moita e Ana Paula Jardim.
Biografia da Noite
Jorge Muchagato
Ficção / Poesia
84 páginas · 16,5×20 · 14 €
Nas livrarias a 26 de Setembro