O novo romance de Paulo Nogueira, Era Uma Vez Tudo, que celebra a literatura, na pena de dez alunos de um curso de narrativa de ficção, inspirou o autor, com créditos firmados também na área da formação, a criar, em parceria com a Guerra e Paz Editores, o curso «Como Escrever Um Romance». Este atelier online, baseado num modelo já leccionado por Paulo Nogueira no Brasil, irá decorrer entre os dias 7 de Março e 11 de Abril, num total de 12 horas.
Paulo Nogueira, o mais português dos escritores brasileiros, afirma que «a paixão pela literatura não basta para produzir um bom romance» e que a «escrita ficcional exige uma técnica específica, uma carpintaria, uma estrutura que irá alinhavar a narrativa de A a B, num aqui/agora, com personagens e cenários verossímeis e atraentes».
Ciente dessa exigência, o autor bestseller paulista, que dedicou 25 dos seus anos a Portugal e –alguns dos quais– ao semanário O Independete, decidiu entregar «a caixa de ferramentas do ficcionista» a todos os que se inscreverem neste curso intensivo, exclusivo para 15 alunos, «num passo a passo claro, concreto» com recurso a exemplos dos melhores autores da literatura universal.
O programa completo da formação e o formulário das inscrições podem ser encontrados no site da Guerra e Paz, editora responsável pela publicação do livro que tudo começou. Era Uma Vez Tudo, disponível há três dias na rede livreira nacional, será oferecido a cada um dos formandos.
.
.
.
.
.
.