Irá Lisboa ter um Museu das Descobertas, como foi prometido por Fernando Medina, enquanto presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ou continuará essa promessa a ser travada pelo clamor dos radicais de esquerda? Irão eles prosseguir a sua campanha de desinformação acerca do envolvimento de Portugal na escravatura? Continuarão a querer demolir alguns monumentos e estátuas, bem como alterar os programas escolares da disciplina de História? E como podemos nós responder a essas e a outras pressões? Iremos resistir-lhes ou iremos ceder-lhes? Estas são algumas das questões levantadas e respondidas pelo historiador João Pedro Marques em Descobrimentos e Outras Ideias Politicamente Incorrectas. O novo livro do especialista de renome mundial em história da escravatura e da sua abolição chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Janeiro, com a chancela da Guerra e Paz Editores. O lançamento oficial da obra acontece no mesmo dia, a partir das 18h30, na livraria Bertrand de Picoas, em Lisboa, e contará com a apresentação do jornalista João Miguel Tavares.
«Vivemos na «Era dos Idiotas», em que os radicais do politicamente correcto querem, de escopro e martelo na mão, demolir certos símbolos do passado, convencidos de que, por essa via, repõem justiça e equilíbrio aos tempos idos, e que os purificam». Um crítico veemente da «visão simplista, penitente e culpabilizadora» da História de Portugal, João Pedro Marques, publicou em 2020 Combates Pela Verdade – Portugal e os Escravos, um livro que defende a verdade histórica em detrimento das imposturas do politicamente correcto.
Três anos depois, o historiador publica Descobrimentos e Outras Ideias Politicamente Incorrectas, um livro que não só dá continuidade ao antecessor, como alarga a discussão para outros temas e territórios.A tese, concebida a partir da reunião de 40 artigos previamente publicados nos jornais Público e Observador e de cinco ainda inéditos, divide-se em quatro vertentes. A primeira, composta por textos que abordam (e defendem) o projecto de um Museu dos Descobrimentos e questões conexas, como, por exemplo, a natureza do Império Português.
Reiterando a importância de conservar «testemunhos de um tempo», João Pedro Marques comenta ainda o recente debate em torno da substituição dos «datados e ofensivos» 32 brasões, feitos em buxo e flores, localizados na Praça do Império, em Belém, que vêm da época salazarista e representam Portugal e as suas ex-colónias. Segundo o autor: «se fizéssemos o aggiornamento de tudo o que é antigo e datado, se anulássemos tudo aquilo de que não gostamos e o puséssemos de acordo com os padrões estéticos e morais da nossa contemporaneidade, Portugal seria uma espécie de Dubai da Europa, um mostruário de modernices sem antiguidade nem raízes».
A segunda e terceira partes do livro, incidem sobretudo sobre as polémicas em torno da escravatura. «O fito é duplo: quer-se, por um lado, culpabilizar o país por episódios e práticas violentas e sangrentas do seu passado e, por outro lado, criar uma ficção acerca da participação dos povos africanos em vários momentos desse passado.» Na sua quarta e última parte, a obra contesta o que se convencionou chamar de pensamento politicamente correcto. O leitor encontrará nela artigos sobre as tentativas de controlo e policiamento da linguagem, considerações sobre a forma como, no Ocidente, as pessoas politicamente correctas tendem a lidar com o terrorismo islâmico e ainda uma análise sobre o efeito corrosivo do politicamente correcto na nossa sociedade.
Uma leitura indispensável para combater imposturas e compreender a guerra cultural em curso no mundo, Descobrimentos e Outras Ideias Politicamente Incorrectas chega à rede livreira nacional no próximo dia 24 de Janeiro, numa edição Guerra e Paz. Apesar disso, o livro pode ser encomendado desde já, através de pré-venda, no site oficial da editora. O lançamento oficial da obra acontece no mesmo dia da chegada à rede livreira, a partir das 18h30, na livraria Bertrand de Picoas, em Lisboa, e contará com a apresentação do jornalista João Miguel Tavares.
.
.
.
Descobrimentos e Outras Ideias Politicamente Incorrectas
João Pedro Marques
Não-Ficção / História
200 páginas · 15×23 · 16,50 €
Nas livrarias a 24 de Janeiro
Guerra e Paz, Editores
.
.
.
.
.
.
.