.
.
.
.
Um romance tragicamente profético, Direita e Esquerda narra na perfeição as transformações da sociedade berlinense na antecâmara do Terceiro Reich. Um exemplo extraordinário da anatomia da psicologia do fascismo feita por Joseph Roth ao longo da sua obra, Direita e Esquerda contribuiu para que o autor austríaco fosse considerado um dos maiores escritores da Europa Central do seu tempo, mas nunca fora editada em Portugal. Lacuna agora colmatada pela Guerra e Paz que, praticamente um século depois da primeira edição, apresenta a obra na colecção «Admirável Mundo do Romance», com tradução de Paulo Cortesão Banaco. Direita e Esquerda chega à rede livreira nacional no próximo dia 23 de Agosto.
Originalmente publicado em 1929, Direita e Esquerda conta-nos a história de Paul Bernheim, um banqueiro culto e snobe que se vê cada vez mais engolido pela galopante inflação da década de 1920, numa Alemanha em transformação. O livro narra também a rivalidade explosiva que tem com o seu irmão, Theodor Bernheim, um membro entusiasta de um grupo anti-semita, que se faz passar por um ariano puro, escondendo a ascendência judaica da sua mãe. Este é um livro de mudanças, e a vida de Paul nunca mais será a mesma depois de, numa noite de Berlim, conhecer Nikolai Brandeis, um enigmático e inescrupuloso imigrante russo que prospera na atmosfera desordenada do pós-guerra.
Mas o que Direita e Esquerda nos oferece é muito mais do que uma história de encontros, desencontros e choques: oferece-nos a visão premonitória de Joseph Roth, escritor austríaco de origem judaica que participou na Primeira Guerra Mundial; oferece-nos uma densíssima análise psicológica do que em nós é verdadeiramente humano: o ridículo e o trágico; oferece-nos uma descrição única da atmosfera que se vivia naqueles anos, numa Alemanha em colapso. Roth sentia os ventos da mudança e previu a chegada de uma das mais negras eras da Humanidade.
Segundo a revista literária norte-americana Publishers Weekly, Direita e Esquerda é «uma novela notavelmente presciente que prefigura o colapso da moralidade e a ascensão do nazismo». Sobre a obra, o dramaturgo alemão Hermann Kesten disse, e nós concordamos, que este «romance político de Berlim» é, ainda hoje, «extremamente actual». Talvez sejam os ventos do retrocesso.
Tão urgente como em 1929, Direita e Esquerda chega finalmente a Portugal, integrando a colecção «Admirável Mundo do Romance», uma colecção da Guerra e Paz que traz aos leitores portugueses clássicos recentes da literatura universal. A obra estará disponível, quer na rede livreira nacional quer no site oficial da editora, a partir do próximo dia 23 de Agosto.
Joseph Roth
Ficção / Romance
208 páginas · 15×23 · 16,90 €
Nas livrarias a 23 de Agosto
.
.
.
.
.
.
.
.