Divórcio Consciente

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:

Como ultrapassar as diferenças de um casal divorciado em nome do superior interesse das crianças? Pode a separação, além de todos os traumas e ressentimentos, ser uma nova oportunidade para as famílias? O que é parentalidade consciente? Com mais de 20 anos de experiência no trabalho com famílias, crianças e adolescentes, a neuropsicóloga Mafalda Correia e a advogada Marcela Almeida, criadoras do modelo «O GP3S – Gestão de Parentalidade para Pais Separados», apresentam-nos a resposta a estas e muitas outras inquietações  no livro Divórcio Consciente – Para Aliar o Direito à Parentalidade. Um guia de orientação pessoal e profissional, apresenta-nos estratégias para que os pais criem caminhos de crescimento com vista à protecção dos seus filhos. Uma edição da Crisântemo, prefaciada pela facilitadora e coach sueca, Mikaela Övén, Divórcio Consciente – Para Aliar o Direito à Parentalidade estará disponível na rede livreira nacional, a partir do próximo dia 10 de Outubro.

«A separação pode ser uma reparação, com crescimento emocional e pessoal para todos os envolvidos. Porque, em vez de traumática, pode ser uma nova oportunidade de cumprir o potencial familiar daquele conjunto, ainda que rearranjado.» No seu novíssimo livro, Mafalda Correia e Marcela Almeida dirigem-se aos pais e mães que desejem sinceramente ultrapassar a separação e viver a sua parentalidade com integridade, responsabilidade e autenticidade. Mas dirigem-se também a todos os profissionais ligados às áreas da psicologia e direito que queiram contribuir para que o divórcio, em vez de traumático, possa ser uma oportunidade de cumprir o potencial daquelas famílias.

No prefácio deste guia inédito em Portugal, Mikaela Övén, reconhecida coach e facilitadora certificada pela Family Lab (Suécia), sublinha a importância destas ideias chegarem «rapidamente a todos os profissionais, terapeutas, mediadores, advogados, juízes…, envolvidos em processos de separação e divórcio, pois, com esta abordagem, tenho a certeza de que os pais, as mães e as crianças afectadas sairão da experiência mais felizes e mais empoderados do que parece ser o normal actualmente.»

Para as duas autoras, com mais de duas décadas de experiência nesta área da parentalidade, «tomar consciência do processo de separação é o que permite sair da reactividade e dos padrões impostos pela nossa biologia e cultura, e tornarmo-nos o protagonista da nossa história.» Mas não só de processos de parentalidade resultantes de divórcios trata o livro. «Quando falamos de divórcio, referimo‑nos também à separação de pais não casados e à relação de pais que nunca estiveram juntos numa união formal, mas que enfrentam os mesmos desafios no exercício da sua Parentalidade Não Conjugal.»

Trazendo a teoria para a prática, Mafalda e Marcela ilustram os conteúdos técnico-científicos com casos reais, experiências e reflexões pessoais quer de pessoas que acompanharam, quer de profissionais a quem deram workshops. É o exemplo de Natália Belo, médica pediatra, que considera este guia «um excelente testemunho pessoal e profissional de duas experientes profissionais da área, que alertam para alguns dos muitos problemas existentes sobre a matéria, ao mesmo tempo que apontam caminhos de luz para a sua resolução. A quem trabalhe ou viva o divórcio e a separação: é uma válida visão a considerar.»

Divórcio Consciente – Para Aliar o Direito à Parentalidade chega à rede livreira nacional no próximo dia 10de Outubro numa edição da Crisântemo, a nova chancela da Guerra e Paz editores. O crisântemo é uma planta perene, de flores aromáticas e caule erecto e frondoso, a cuja intensa beleza se associa um simbolismo que o converteu na flor nobre da China e do Japão. São esses valores culturais que a Crisântemo quer transmitir e fazer prevalecer.

 

 

Divórcio Consciente – Para aliar o direito à parentalidade
Mafalda Correia e Marcela Almeida
Não-Ficção / Desenvolvimento Pessoal
256 páginas · 15×23· 17,5 €
Nas livrarias a 10 de Outubro

 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega