O Almanaque Português é mesmo o nosso livro hearts & minds, ou seja, conquistou os corações e o espírito dos portugueses. É uma das boas surpresas da abertura do ano editorial e vai já na terceira edição. Se forem à FNAC vão ver que está em 2º lugar no top, tal como está em 3º nas vendas da Wook, em 8º nas livrarias Bertrand e em 7º no El Corte Inglês.
O livro conquistou corações e espíritos por ser divertido, afectivo e sério. Dou-vos exemplos: agora que começou Fevereiro, basta abrirem o Almanaque para logo saberem que amanhã é o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina. Há dias internacionais que podem ser um disparate, mas este é um dia sério: a excisão e outras formas de mutilação são uma barbárie que nenhum de nós pode consentir. Este é um exemplo de uma informação séria.
Mas, noutro registo, o mês abre logo com provérbios e este é delicioso: Ao Fevereiro e ao rapaz perdoa tudo o que faz, se o Fevereiro não for secalhão e o rapaz não for ladrão. Este é, também, o mês do dia de São Valentim, dia dos Namorados. Se abrir o Almanaque na página 26, vai aprender tudo sobre a lenda desse santo, e sobre esse dia 14, o dia dele, que é também o primeiro dia de acasalamento dos pássaros.
Não sabe, mas se tivesse este Almanaque na mão saberia que na horta é tempo de se plantar batatas, no pomar, tratar macieiras e pessegueiros, no jardim, plantar amores-perfeitos. E hoje, primeira segunda-feira de Fevereiro é dia da feira do Queijo da Serra em Fornos de Algodres.
Pode ser que amanhã não chova e pode ser que não haja arco-íris. Mas há arco-íris e a explicação de como se forma na página 150 deste livro portuguesíssimo, que na página 152 nos diz porque é que são «alfacinhas» os lisboetas e «tripeiros» os portuenses. É um só livro e mais de mil mundos. Este Almanaque é uma galáxia.