Feira da Língua: o Acordo Desditoso

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


Hoje, nesta Feira da Língua Portuguesa, iniciativa que vai terminar no Dia Mundial da Língua Portuguesa, a 5 de Maio, destacamos dois livros frontalmente contra o Acordo Ortográfico de 1990.

Vogais e Consoantes Politicamente Incorrectas do Acordo Ortográfico, da autoria de Pedro Correia, foi uma dos primeiros livros a sistematizar argumentos contra o malfadado acordo. Pedro Correia tem uma tese liminar: «O Acordo Ortográfico é tecnicamente insustentável, juridicamente inválido, politicamente inepto e materialmente impraticável.»

Mais recentemente, O Acordo Ortográfico de 1990 Não Está em Vigor, do Embaixador Carlos Fernando, autor entretanto falecido, é um vigoroso e polémico ataque à prepotência dos poderes políticos, no caso vertente o governo de José Sócrates e a presidência de Cavaco Silva, mostrando o imbróglio de erros jurídicos de que enferma o pretenso estabelecimento do AO90, do qual o linguista Fernando Venâncio disse estas palavras certeiras: «O célebre Acordo Ortográfico de 1990 foi, no mundo real, um devaneio inútil e dispendioso.»

Está convidado a visitar esta Feira do Livro: 19 títulos tratam diferentes temas ligados à língua portuguesa. Visite-nos.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega