E se encontrasse Freud e Churchill na praia?

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:

É possível mostrar ao grande público como pensaram e viveram as grandes figuras da História de uma forma ligeira, fresca e directa sem com isso perder o rigor dos factos? A nova colecção da Guerra e Paz Editores, «na praia…», prova que sim. É possível compreender Freud e a psicanálise e analisar os discursos exaltantes e episódios geniais de Churchill estendido na toalha, ao sol de Julho. Tudo graças ao trabalho de excelência da filósofa francesa Elsa Godart, autora de Freud na Praia: A Psicanálise na Toalha e na Areia, e da escritora, sua conterrânea, Sophie Doudet, no livro Churchill na Praia: O Velho Leão na Toalha e na Areia. Inaugura-se assim uma colecção de Verão para ler o ano inteiro. Já disponíveis em pré-venda no site da editora, Freud na Praia: A Psicanálise na Toalha e na Areia, traduzido por Helder Marques, e Churchill na Praia: O Velho Leão na Toalha e na Areia, traduzido por Maria Ana Matta, chegam à rede livreira nacional a partir do próximo dia 11 de Julho.

 

E se lhe dissessem que é possível encontrar Sigmund Freud, pai da psicanálise, e o grande estadista Winston Churchill, herói da II Guerra Mundial, estendidos na areia a bronzear as respectivas epidermes? Até pode não acreditar, mas, ao ler Elsa Godart e Sophie Doudet, a sua opinião mudará radicalmente. Depois de um enorme sucesso de vendas em França, as duas autoras francesas preparam-se agora para inaugurar «na praia…», colecção que irá encher as praias portuguesas de cálidas biografias e prazer pela leitura.

 

Elsa Godart apresenta Freud na Praia: A Psicanálise na Toalha e na Areia, «biografia balnear» que pretende levar o leitor a (re)descobrir ou compreender Freud e a tentar responder à questão: terá este homem sido um « génio, louco, mestre ou charlatão? Desde o nascimento da psicanálise à sua consagração, passando pelas turbulências da I Guerra Mundial, a doença que o vitimou e seu fim de vida, a obra traça o retrato de um homem que marcaria indelevelmente a psicologia e a psiquiatria, assim como a forma como vemos a sexualidade, «sem nunca abandonar a sua visão do Homem e da Humanidade».

 

Já Sophie Doudet propõe-nos mergulhar na vida de um dos homens que marcaram a História do século xx, em Churchill na Praia: O Velho Leão na Toalha e na Areia, uma biografia que nos mostra não só a extraordinária carreira do homem – por muitos visto como visionário – que derrubou o nazismo, como também as suas mais dolorosas fraquezas. Churchill foi um conquistador e um herói, cujo espírito combativo e o desejo de fazer História mudaram o mundo. Célebre primeiro-ministro de Inglaterra no momento mais crítico da História, os dias sombrios da II Guerra Mundial, deixou ainda a sua marca como jornalista, militar, historiador, Prémio Nobel da Literatura e, por fim, pintor até.

 

Estes são os primeiros dois livros de uma colecção que, segundo Manuel S. Fonseca, editor da Guerra e Paz, reúne «biografias cálidas, belos retratos da vida, ideias e acção. Irrecalcadas leituras de prazer e desejo, em que não é preciso matar o pai.»

 

Freud na Praia: A Psicanálise na Toalha e na Areia e Churchill na Praia: O Velho Leão na Toalha e na Areia chegam à rede livreira nacional no próximo dia 11 de Julho, com o selo «na praia…», colecção que em breve apresentará também as biografias veraneantes de Napoleão e de Darwin.

 

 

Freud na Praia

A Psicanálise na Toalha e na Areia

Elsa Godart

Não-Ficção / Biografia

128 páginas · 15×23 · 15 €

Nas livrarias a 11 de Julho

 

 

Churchill na Praia

O Velho Leão na Toalha e na Areia

Sophie Doudet

Não-Ficção / Biografia

144 páginas · 15×23 · 15 €

Nas livrarias a 11 de Julho

 

 

 

 

 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega