Há 155 anos que a Rã salta

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


Hoje, dia 18 de Novembro assinalam-se os 155 anos da publicação «d’A Célebre Rá Saltadora do Condado de Calaveras» (https://bit.ly/36PVkFt), o primeiro conto de Mark Twain, no jornal «New York Saturday Press».

Na época o texto foi publicado com o título Jim Smiley and His Jumping Frog, mas o sucesso gerado pelo génio de Samuel Clemens, nome de baptismo de Mark Twain, fez com que o conto fosse publicado em vários outros jornais norte-americanos que foram modificando o título.

Em 1867 o conto ficou então imortalizado com o título «The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County», quando o autor incluiu essa deliciosa sátira de estreia no seu primeiro livro que reunia 27 contos: «The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County, and Other Sketches».

Em 2016, a Guerra e Paz Editores celebrou esta belíssima obra numa edição bilingue, em português e inglês. Nesta homenagem da colecção Livros Amarelos, publicámos esse belo pedaço cómico de prosa de Mark Twain, no qual se satiriza a adição pelas apostas e pela batota, num diálogo com «Rikki-Tikki-Tam», o amável conto moralista de Rudyard Kipling.

Duas obras exemplares, ambas protagonizadas por animais, mas que estão longe de serem gémeas. Uma relação comprometedora ou um confronto? Só a leitura o pode esclarecer.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega