Falam-nos de amores desesperados, e até escandalosos, de amizades, de sexo, de traição, de humor, de fantástico e de poesia, as Histórias de Jazz de Leonel R. Santos, um livro para amantes do estilo musical, mas também para quem ama ficção desalinhada e surpreendente. Esta é uma edição Guerra e Paz que começou a ser pensada há 20 anos, quando Leonel publicou na redacção da All Jazz, revista que dirigia, duas histórias com jazz dentro, enviadas por um leitor. Surgiriam outras doze que acabaram por ficar na gaveta. É tempo de as partilhar com o público, já a partir do dia 15 de Novembro, data em que o livro será oficialmente lançado. O evento, agendado paras as 18h30, terá lugar no Teatro da Comuna, em Lisboa. Histórias de Jazz poderá ainda ser encontrado na rede livreira nacional e no site da editora, a partir do dia 21 de Novembro.
Passaram duas décadas desde que Leonel R. Santos, um dos maiores especialistas portugueses em jazz, começou a coleccionar histórias inspiradas ou que girassem em torno do género musical. Depois de receber duas histórias de um leitor da All Jazz – «uma delas era curiosa e aceitei publicá-la»–, o autor lançou um desafio aos leitores da revista. «A ideia pareceu-me interessante e desafiei os leitores a enviarem-me as suas histórias, e alguns corresponderam.»
Ainda assim, acrescenta, «Jitterbug Walz» foi a única a ver a luz do dia, porque, entretanto, a revista acabou. Ao relê-las, achei que seria interessante reuni-las e reescrevê-las.» E foi isso que decidiu fazer, em boa altura, no livro Histórias de Jazz que agora se anuncia.
E que livro é este? Histórias de Jazz junta catorze histórias que o jazz inspirou. São histórias que evocam músicos do jazz, entre Miles Davis e o esquecido Frank Morgan, ou canções que o jazz eternizou. São histórias diferentes, intimistas, de sangue, suor e lágrimas, que em comum, apenas têm o jazz primordial. E é a música que nos vai guiando nesta leitura. É que no final de cada capítulo, o autor sugere a banda sonora jazzística que ajudará o leitor a imergir em cada uma das histórias. A obra tem ainda a particularidade de incluir alguns dados biográficos e referências bibliográficas dos músicos, das canções ou de cada uma das narrativas.
Histórias de Jazz chega à rede livreira nacional no próximo dia 21 de Novembro, numa edição Guerra e Paz. O lançamento acontece já no dia 15 de Novembro, a partir das 18h30, no Teatro da Comuna, em Lisboa, e contará com a apresentação do director do Hot Clube, Pedro Moreira, e do jornalista e escritor, Jorge Lima Alves.
Histórias de Jazz
Leonel R. Santos
Não-Ficção / Narrativa
208 páginas · 15×23 · 16,5 €
Nas livrarias a 21 de Novembro