Imagens do Cuidar

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


Mais do que números, são pessoas, são imagens, são fotografias de quem teve de lidar com o desconhecido, de quem viveu a pandemia por dentro. Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 homenageia os profissionais de saúde, os doentes e os gestores hospitalares que travaram uma luta inesperada e sem precedentes contra a covid-19. Um documento histórico que reúne testemunhos de quem enfrentou, com risco e coragem, a maior crise sanitária do século, ilustrados pelas mais de 150 fotografias do fotojornalista Rodrigo Cabrita. Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, numa edição Guerra e Paz, em parceria com o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e com o Grupo BEL.

 

A pandemia da covid-19 mudou as nossas vidas de forma repentina e, até hoje, nada voltou a ser o mesmo. Quem viveu a pandemia por dentro, nos corredores ou nas camas dos hospitais, encontrou um cenário de desespero, sofrimento físico e vontade de desistir, tendo de, com resiliência, superar a incerteza, o medo e a ausência que, lá fora, afligiam a maioria da sociedade.

 

Do dia zero da pandemia em Portugal, após a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) de situação de emergência de saúde pública, até ao internamento dos primeiros casos graves passaram apenas 13 dias e ninguém estava preparado para esta nova e colossal ameaça. No Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), viveu-se a angústia de não se saber o que faria falta, o que uma estrutura hospitalar antiga poderia oferecer e como é que se podia dar conforto (físico e psicólogo) aos doentes e aos profissionais.

 

Dali à sobrelotação foi um passo e só a total entrega dos profissionais de saúde e dos gestores hospitalares minimizou danos e salvou vidas. Agora, a equipa do CHULC é homenageada no livro Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19, que inclui mais de 150 fotografias do fotojornalista Rodrigo Cabrita, eternizando assim os rostos, os gestos e as emoções daqueles que enfrentaram a maior crise sanitária do século.

 

Mais do que um álbum, o livro são os seus testemunhos, que sublinham a coragem de quem teve de criar um clima de trabalho agradável e sereno, de interajuda e de partilha de experiências, ao mesmo tempo que teve de manter a sua saúde mental e física e a saúde dos (muitíssimos) doentes que estavam a seu cargo.

 

Um documento histórico, Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19 dá-nos a ver a pandemia pelos olhos daqueles que a viveram por dentro. O livro chega à rede livreira nacional no próximo dia 22 de Março, numa edição Guerra e Paz, com o apoio do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e do Grupo BEL, e poderá ainda ser encontrado no site oficial da editora.

 

Imagens do Cuidar: O Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e a covid-19

Fotografias: Rodrigo Cabrita

Textos: Profissionais e doentes do CHULC

Não-Ficção / Álbum

256 páginas · 20×26 · 20€

Nas livrarias a 22 de Março

Guerra e Paz, Editores

.

.

.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega