Luis Osório fala com 30 Portugueses

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


Luís Osório regressa às grandes entrevistas com 30 Portugueses, 1 País: um livro com gente dentro. Neste oitavo livro, o autor transcreve 30 conversas com personalidades que marcam a actualidade em Portugal. De António Costa e Mário Centeno até Fernando Santos. Os magníficos retratos das individualidades convidadas, que ilustram as primeiras trinta páginas do livro, são da autoria do fotógrafo Gonçalo Rosa da Silva. A obra, que conta com o apoio do grupo PortoBay e do Santander, é uma edição da Guerra e Paz e chega hoje, dia 1 de Outubro, às livrarias de todo o país.

 

Depois do grande sucesso de Mãe, Promete-me Que Lês, um convulsivo e chocante requisitório num longo e emotivo diálogo com a sua mãe, que faleceu há mais de uma década, Luís Osório está de volta com 30 Portugueses, 1 País.

O escritor e jornalista criou um grande evento, que agora transformou num grande livro. Convidou 30 portugueses, empresários, políticos, escritores, pensadores, artistas, jornalistas, chefs, cantores e humoristas a sentarem-se com ele no hotel PortoBay Liberdade, em Lisboa, e perguntou-lhes o que pensam de Portugal, o querem do país e o que fazem por ele.

«Regresso de alguma maneira ao jornalismo. Em 30 Portugueses, 1 País converso com três dezenas de pessoas que, por um motivo ou por outro, ficarão para a história do que somos ou, pelo menos, considerámos suficientemente importantes para que a sua opinião pudesse ficar para o futuro», afirma Luís Osório sobre este seu projecto.

Um livro no qual 30 das principais figuras do nosso país se confessam com franqueza – intimidade em muitos casos – e nos ajuda a compreen­der Portugal, o nosso passado, as expectativas de futuro, mas também algumas curiosidades.

António Costa, por exemplo, não negou ter mais proximidade com Jerónimo de Sousa do que com Catarina Martins, e Mário Centeno considera que o exercício governativo não é muito diferente de «educar crianças» porque ambos requerem «enorme paciência».

Ainda na política, o sociólogo António Barreto considera António Costa «hábil e muito habilidoso» e Catarina Martins «muito esperta».Mas saltemos para o futebol: sabia que Fernando Santos frequenta a mesma paróquia que Marcelo Rebelo de Sousa?

Luís Osório não esteve só nesta missão. Contou com a mágica lente do fotógrafo Gonçalo Rosa da Silva, que considera «um dos mais poderosos retratistas nacionais». Todos os convidados se prestaram a uma sessão de pose fotográfica e essas fotografias dão corpo a uma invulgar e original abertura do livro.

30 Portugueses, 1 País chega hoje dia 1 de Outubro às livrarias de todo o país. Pode ainda ser adquirido através do site da Guerra e Paz, Editores. O lançamento terá lugar no próximo dia 10 de Outubro, pelas 18h30, no local onde tudo começou: a sala Madeira do hotel PortoBay Liberdade.

A sessão contará com a presença e intervenção de Bernardo Trindade, ex-secretário de estado do Turismo e administrador do grupo PortoBay, e João Paulo Velez, director de comunicação e marketing corporativo do Santander, bem como com a presença do autor do livro, Luís Osório, do co-autor, o fotógrafo Gonçalo Rosa da Silva, e do editor, Manuel S. Fonseca.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega