O Algarve em Fios de Histórias

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:


Uma janela de encantos aberta ao sol e ao mar, o Algarve foi, ao longo da História, cais de partidas e chegadas de reis e soldados, navegantes e aventureiros, escravos e marfins. Uma região fundamental para a afirmação de Portugal como país, que deu novos mundos ao mundo, o Algarve é agora homenageado pelo jornalista Ramiro Santos no livro O Algarve em Fios de Histórias: Descobertas * Encantos * Amores * Conquistas. Uma viagem despretensiosa, mas precisa, pelo património histórico algarvio, convida-nos a percorrer séculos de descobertas e encantos, amores e conquistas, do Garb do Al‑Andaluz aos nossos dias. O Algarve em Fios de História estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 8 de Novembro, numa edição Guerra e Paz prefaciada pelo professor Augusto Miranda.

 

Pelo mar que o banha, navegou Camões, fugido do perigo dos amores no Paço, e, em 1189, um repórter de guerra que relatou brilhantemente uma grande batalha nos tempos da reconquista. Foi palco de um romance de amor e traição no reino do Al-Andaluz e da paixão de um rei cristão por uma moira encantada. Os mares gelados do Noroeste atlântico registaram a saga dos Corte Reais, e Alvor assistiu ao último dia da vida do Príncipe Perfeito. Estas são algumas das histórias para descobrir em O Algarve em Fios de Histórias, o novo livro do jornalista Ramiro Santos, que preserva o legado e a memória das gentes do Algarve. 

 

Dividida em quatro partes, «Descobertas», «Amores», «Conquistas» e «Encantos», a obra leva-nos a acompanhar a evolução da região, que o historiador Ibn Saide comparou «ao paraíso terreal», desde o país das grandes partidas, na saga das descobertas, até ao país das grandes chegadas de quem procura a luz, a suavidade do clima, o mar, a tranquilidade serena do desfolhar dos dias, a harmonia do património natural e do edificado, os valores identitários de um povo, amplamente reconhecido pela Unesco com a atribuição de marcas indeléveis de património cultural.

 

Se, em «Descobertas», «Amores» e «Conquistas», o autor revisita uma história sobejamente estudada, mas que importa contar novamente, para que da memória se não perca, em «Encantos» somos convocados para uma visita guiada pelos segredos mais bem guardados das terras algarvias. Entre eles, destacam-se as alfarrobeiras, figueiras e amendoeiras em flor, a mina de sal‑gema de Loulé – a única abaixo do nível do mar visitável em Portugal–, ou as paisagens da serra e do barrocal, tão perto, mas ao mesmo tempo tão longe, do «Algarve do turismo e dos políticos em férias». 

 

Convidado pelo autor a assinar o prefácio da obra, Augusto Miranda, professor e dinamizador cultural, sublinha a «visão holística, sem pretensões de historiador», que esta leitura nos oferece e que realça «a importância do Algarve na nossa História». Acrescenta o prefaciador que a escrita de Ramiro Santos «tem muito de poética» e que, por isso, «era inevitável invocar os poetas Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner, Álvaro de Campos, Luiza Neto Jorge, Teresa Rita Lopes», que, como ele, se deixaram encantar «pelo mar, sempre o mar». 

 

Um livro para amantes (algarvios ou não) da História de Portugal, O Algarve em Fios de Histórias: Descobertas * Encantos * Amores * Conquistas estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 8 de Novembro, numa edição Guerra e Paz para a posteridade. 

 

 

 

O Algarve em Fios de Histórias: Descobertas * Encantos * Amores * Conquistas

Ramiro Santos

Não-Ficção / História

224 páginas · 15×23 · 16,50 €

Nas livrarias a 8 de Novembro

Guerra e Paz Editores 

.

.

.

.

.

.

.

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega