O Lixo dos Outros

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:

Haverá mais dignidade em recolher o lixo dos outros do que em servir os desejos dos outros? É esta a reflexão que João Albano Fernandes, jovem autor natural de Águeda, nos leva a fazer em O Lixo dos Outros. A obra venceu o VIII Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal e é agora apresentada na 93ª Feira do Livro de Lisboa (FLL), num evento apresentado pela poeta Marta Chaves e que contará ainda com as intervenções de Américo Marques, presidente do Distrito Múltiplo 115 de Lions Clubes, e António Maia Gomes, presidente da Fundação Lions de Portugal. O evento acontece já este Domingo, dia 4 de Junho, a partir das 18h00, no Auditório Sul da FLL. Uma edição Guerra e Paz, com o patrocínio da Fundação Lions de Portugal, O Lixo dos Outros chega oficialmente à rede livreira nacional a partir do próximo dia 14 de Junho. 

Um romance marcante, apoiado num «tocante retrato social, personagens densas, e uma narrativa que prende os leitores», O Lixo dos Outros, de João Albano Fernandes, conquistou o júri do VIII Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal, presidido por João Céu e Silva e que contou ainda com a participação de Francisco José Viegas, João Nuno Azambuja, a vencedora da edição de 2022 do prémio, Catarina Costa, e ainda Lucinda Fonseca, em representação dos organizadores do prémio literário.

Neste seu terceiro livro premiado, depois de Desafortunados (Prémio Literário Maria Amália Vaz de Carvalho) e de Uma Última Solidão (Prémio Literário Cordel d’Prata), o jovem autor, natural de Águeda, conta-nos a história de Florêncio, um cantoneiro de 55 anos que não fala com a sua filha Mariana, de 30, há quase um ano. Que mundos os separam? Que é feito da alegria que evoca quando vê as fotografias, sorriso de orelha a orelha, de quando ela tinha 5 anos?

Florêncio não aceita que a sua filha se prostitua, ao mesmo tempo que esta não concebe ser renegada pelo seu pai, sublinhando que a sua profissão não é menos degradante do que recolher o «lixo dos outros». Será que o amor e o vínculo paternal vencerão o preconceito? Voltará Mariana a correr para Florêncio, com leveza de menina, e perguntar: «Papá, estou bonita?»

Levantando questões importantes em torno dos estereótipos que ainda subsistem em relação a algumas profissões, o autor acaba por integrar na narrativa dados que talvez a maioria dos leitores desconheçam: «Actualmente, cada pessoa produz, em média, 65 metros cúbicos de lixo por ano – o lixo suficiente para encher o volume da própria casa. As pessoas afogar-se-iam no seu próprio lixo se não fossem os cantoneiros.»

Já disponível, em pré-venda, na Feira do Livro de Lisboa, O Lixo dos Outros chega à rede livreira nacional no próximo dia 14 de Junho, com o alto patrocínio da Fundação Lions de Portugal e a chancela da Guerra e Paz, editora oficial do Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal desde 2019.

A obra será oficialmente apresentada no próximo dia 4 de Junho, pelas 18h00, no Auditório Sul da 93ª Feira do Livro de Lisboa. O evento, que contará com a participação do autor, a apresentação da poeta Marta Chaves e as intervenções de Américo Marques, presidente do Distrito Múltiplo 115 de Lions Clubes, e António Maia Gomes, presidente da Fundação Lions de Portugal. Será, para João Albano Fernandes e para todos os intervenientes, uma honra contar com a vossa presença.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Lixo dos Outros
João Albano Fernandes
Ficção / Romance
120 páginas · 15×23 · 15,00 €
Nas livrarias a partir de 14 de Junho
Guerra e Paz, Editores

 

 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega