O Natal gosta de livros. Tanto, que a cara do livro é a cara do Natal. Daqui até ao Natal, vamos dar-lhe livros que podem dar outra cara ao seu Natal e ao Natal dos seus amigos. Olhe, por exemplo, para este Retratos de Camões. Um Natal que tenha por cara a cara deste livro de Vasco Graça Moura, tem uma cara elegante, tem o mistério que o vazado olho direito de Camões tinha, tem a intensidade de uma redondilha ou de um soneto camonianos.
88 página fechadas em capa cartonada, formato que cabe no generoso bolso de um casaco, texto a preto e branco, contrastando com a cor da pintura escultura ou fotografia de Júlio Pomar, João Cutileiro, José Aurélio, José de Guimarães e Jorge Barros.
O Natal gosta de livros: ofereça este. É uma oferta sóbria, culta e com classe. Leia-se já este excerto, em que Vasco Graça Moura descreve o que pode muito bem ser um auto-retrato de Camões, no cárcere, em Moçambique.:
Sendo um testemunho muito importante, este retrato não é propriamente uma obra de arte. A peça é de execução tão imperfeita quanto colorida. O desenho é tosco e desajeitado, com flagrantes erros de perspectiva. Mostra um Camões arruivado, de guias do bigode assimétricas, sentado a uma mesa, segurando uma travessa na mão direita e uma pequena peça escura na esquerda.
Estará prestes a trabalhar num dos cantos de Os Lusíadas (o décimo para Maria Antonieta Soares de Azevedo). Há duas folhas sobre essa mesa, mais um fragmento de outra folha. O poeta parece dispor de um certo «conforto intelectual»: vemos vários cartapácios na parede, está em fase de escrever ou a corrigir o seu poema, pode consultar uma carta geográfica que tem perto de si, certamente para verificar qualquer afirmação ou referência do poema. Mas o gibão está roto na manga esquerda e a comida representada não parece abundante, não se percebendo bem que objecto mostra na mão esquerda: um pedaço de pão ou biscoito? Uma pedra para raspar eventualmente a tinta com que escreve? Uma noz É um livro para ler e um livro para ver. Leve Camões para a sua mesa de Natal.gálica para fazer mais tinta? Outra coisa?
É um livro para ler e um livro para ver. Leve Camões para a sua mesa de Natal.