A Guerra e Paz editores recebe e avalia livros de novos autores. Só avaliamos originais completos que nos devem ser enviados de preferência em pdf (ou em word) para originais@guerraepaz.pt juntamente com uma sinopse e uma breve biografia. Respondemos sempre de forma conclusiva. Sim, que já dissemos algumas vezes; não, que temos infelizmente de dizer na maioria dos casos. Quando respondemos negativamente não explicitamos as razões da nossa recusa – seria logisticamente impossível fazê-lo.
Para ajudarmos todos os que querem iniciar uma carreira literária ou ensaística, deixamos aqui estas 8 dicas, que podem também ser úteis para os já iniciados.
Oito conselhos práticos a autores que pela primeira vez apresentam originais
1. Informe-se sobre o mercado editorial. Saiba quem são os editores existentes e quais as suas principais opções editoriais.
2. Visite o site da editora a que pretende dirigir o seu original e verifique se o editor publica o género a que o seu livro pertence. Se escreveu um livro infantil, não o envie a um editor que só publica para público adulto, por exemplo.
3. Estude as normas da edição em Portugal e os valores que se praticam de direitos de autor. Tente saber alguns elementos básicos sobre a forma como os livros são distribuídos, sobre o circuito livreiro e sobre os percentuais que cabem a todos estes intermediários no negócio do livro.
4. Se, mesmo assim, decidiu que vale a pena enviar o seu original, leia, então, os passos seguintes.
5. Preocupe-se com o texto do original que vai apresentar. Envie-o em formato PDF ou Word, depois de cuidadosamente revisto, mas resista à tentação de paginar o livro. Os editores têm profissionais que o farão melhor. Se quer fazer uma edição de autor, em que pode controlar tudo, então não precisa de um editor.
6. Romance ou ensaio, envie uma sinopse cuidada. A sinopse deve ser atraente, simples e directa, revelando o essencial das grandes linhas do romance, ou o essencial da tese, desenvolvimento e conclusões do ensaio. E envie também uma curta biografia que permita ao editor sentir já a personalidade do candidato a autor.
7. Resista à tentação do “faça você mesmo”: não faça o design da capa e da contracapa. Os editores têm designers que farão esse trabalho de forma profissional e de acordo com as necessidades e competitividade do mercado.
8. Envie o seu original para o e-mail certo. O da Guerra e Paz é o originais@guerraepaz.pt . A Guerra e Paz editores tem uma resposta automática a acusar a recepção das candidaturas, e dá uma resposta conclusiva (sim ou não) num prazo de dois meses. É de bom tom enviar o seu original apenas a um editor. Mas se o enviou a vários, deve, com transparência, dar conta disso aos editores contactados.