Depois de vencer alguns dos mais prestigiantes prémios literários da América Latina, como os cobiçados Prémio Ibero-Americano Julio Cortázar e Prémio Casa de las Américas, o romancista Emerio Medina é agora publicado pela primeira vez em Portugal. Os Fantasmas de Ferro é o título da obra que apresenta aos leitores portugueses a enorme elegância narrativa do escritor cubano. Ao mesmo tempo que explora, com agudeza e domínio literário absoluto, as idiossincrasias da Cuba dos nossos dias, o romance conta-nos a história de três amigos que vêem a sua amizade ser posta em causa por causa de uma suspeita de traição. Os Fantasmas de Ferro chega à rede livreira nacional e às principais plataformas de distribuição de ebooks no próximo dia 26 de Julho, numa edição romances de guerra e paz com tradução de Luísa Mellid-Franco.
Os Fantasmas de Ferro de Emerio Medina fala-nos da angústia que o povo da cidade cubana de Preston enfrenta aquando do encerramento de uma central açucareira que deixa cinco mil pessoas, que dependiam, directa ou indirectamente dela, à sua sorte. Fala-nos de como a economia destruída de uma cidade pode mudar o curso natural das coisas. Fala-nos da percepção que as pessoas têm do ambiente que as cerca. Fala-nos, citando as palavras do professor e escritor espanhol Rafael del Águila Tejerina, dos «fantasmas de ferro, os inanimados, e os fantasmas de carne e osso, os mortos vivos que caminham e vagueiam neste romance».
Entre eles, estão os três protagonistas da obra: Manuel, Luisito e Martín, três amigos de longa data que vêem a sua amizade fracturada e acabam por ser devorados, não só pela atmosfera social trágica que os rodeia, mas também pelos fantasmas de uma vingança desonrosa.
Excepcional, desoladora, triste e, sobretudo, humana, a novela mereceu o aplauso do jornalista, crítico literário e escritor cubano, Amir Valle: «Poucos escritores em Cuba têm o toque narrativo, a plasticidade da palavra e a visualidade cénica com que Emerio Medina manifesta os seus universos e revela o carácter humano das suas personagens. […] Uma novela excepcional, melancólica, triste e humana, ingredientes – já se sabe – das grandes obras da literatura universal.»
Um romance sobre os sonhos perdidos de Cuba, Os Fantasmas de Ferro chega à rede livreira nacional e às plataformas de distribuição de ebooks a partir do próximo dia 26 de Julho, com a chancela da Guerra e Paz Editores e tradução de Luísa Mellid-Franco. Esta é uma edição romances de guerra e paz, colecção que reúne romances elegantes, intrigantes, extravagantes e sem fronteiras.
Os Fantasmas de Ferro
Emerio Medina
Tradução: Luísa Mellid-Franco
Ficção / Romance
232 páginas · 15×23 · 17,00 €
Nas livrarias a 26 de Julho
.
.
.
.
.
.
.
.