A primeira e a segunda edições
A Guerra e Paz editores vai completar em breve 12 anos de existência. A vida de uma editora mede-se pelo número de títulos editados, e já ultrapassámos a meia centena, mas sobretudo pela qualidade e força dos títulos que se publicam. Há no nosso catálogo algumas preciosidades que, entretanto, a espuma dos dias foi escondendo. Vamos aqui, nos próximos artigos, recordar algumas. Hoje, falamos deste A EVOLUÇÃO DE DEUS, da autoria de Robert Wright, um scholar americano, colaborador de revistas prestigiadas como a New Yorker ou o The Huffington Post.
Neste seu livro, Robert Wright leva-nos numa viagem arrebatadora ao longo da história da relação da humanidade com esse conceito, ideia ou entidade a que chamamos Deus. Essa busca do divino, essa afirmação do religioso é, parece indicar-nos Robert Wright, a busca de um corpo de explicações que procuram responder a uma enorme inquietação: porque é que o mal, todos os males sucediam ao Homem primitivo? Tocando todas as grandes religiões do mundo, A Evolução de Deus aposta na revelação de uma descoberta de importância crucial para a vida do Homem contemporâneo: há um padrão na evolução do judaísmo, cristianismo e islamismo, e um «código escondido» nas suas escrituras.
Lendo as escrituras à luz das circunstâncias que rodearam a sua criação, Wright revela as forças que têm repetidamente levado as religiões abraâmicas a afastarem-se da beligerância e intolerância e a elevarem-se a um outro plano moral.
E mostra como essas forças podem hoje deixar que aquelas crenças reafirmem a sua profunda tendência para a harmonia e reconciliação. Além disso, a sua análise levanta a possibilidade de um segundo tipo de reconciliação: a reconciliação entre ciência e religião.
Este é um livro exaltante, para crentes e para ateus, uma viagem intelectual, de tentativa de compreensão e de afirmação da tolerância, que nos faz mudar a forma de pensarmos Deus e a forma, até, de pensarmos a ciência.
Com tradução de David G. Santos, investigador e professor de filosofia, A Evolução de Deus foi, no ano da sua publicação, um livro finalista do Prémio Pulitzer.
A Evolução de Deus: uma pérola