«O Lixo dos Outros» vence Prémio Lions 2023

|
Categoria: Sem categoria
Partilhar:

O Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs, a Fundação Lions de Portugal e a Guerra e Paz Editores têm a honra de anunciar que o Prémio Nacional de Literatura Lions de Portugal 2023 já tem um vencedor. O Lixo dos Outros, da autoria de João Albano Fernandes (fotografia), foi o romance a que o júri, presidido pelo jornalista e escritor João Céu e Silva, atribuiu o galardão. Além do valor pecuniário de 2500 euros, atribuído pelo Distrito 115 (Portugal) do Lions Clubs International e a Fundação Lions de Portugal, o autor verá ainda a sua obra publicada com a chancela da Guerra e Paz, editora oficial do prémio, no próximo mês de Junho e apresentada publicamente na 93ª Feira do Livro de Lisboa. 

 

Um tocante retrato social, O Lixo dos Outros conta-nos a história de Florêncio, um cantoneiro que renega a sua filha por não aceitar que esta se prostitua. Ao mesmo tempo Mariana não concebe que o pai, figura central da sua existência, a renegue desta forma. Não acredita que haja mais dignidade em recolher o lixo dos outros do que em servir os seus desejos.

Com publicação prevista para o dia 14 de Junho, a obra conquistou o painel de especialistas que compuseram o júri desta edição. Presidido por João Céu e Silva. Jornalista e autor, o grupo incluiu os escritores Francisco José Viegas e João Nuno Azambuja, a vencedora da edição de 2022 do prémio, Catarina Costa, e ainda Lucinda Fonseca, em representação dos organizadores do Prémio.

Natural de Águeda, João Albano Fernandes, formou-se em Arquitectura pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em 2013, e trabalha na área desde então. Além do teatro, dedica-se em paralelo à escrita de ficção narrativa e venceu, com quatro dos seus livros, distinções literárias, entre as quais o «Prémio Jovens Criadores 2019», com o conto «A minha primeira corrida».

 

 

Artigos mais recentes do Blog:

Seleccione um ponto de entrega